Acervo britânico completo sobre I Guerra está na web

 

Informática - 23/03/2009 - 00:15:25

 

Acervo britânico completo sobre I Guerra está na web

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

As histórias de milhões de soldados que lutaram na Primeira Guerra Mundial, de cabos a atores e futuros premiers, estão disponíveis na Internet, pela primeira vez na história. No site http://ancestry.co.uk, que reúne arquivos de 5,5 milhões de soldados britânicos homenageados com medalhas entre 1914 e 1922, está a maior base de dados existentes sobre a Primeira Guerra Mundial.

De acordo com informações da agência Ansa, o acervo tem nomes de soldados famosos como Harold Macmillan e Anthony Eden, que chegaram a ser governantes da Grã-Bretanha, e do ator e dramaturgo Noel Coward, além de vários outros.

Como a maior parte dos documentos oficiais foi destruída durante um bombardeio alemão em 1941, a base de dados constitui-se em fonte de pesquisa única.

Detalhes

Aos 18 anos, quando serviu na Marinha durante 158 dias, o dramaturgo Cowan foi qualificado pelos superiores como "um pouco nervoso", conta o acervo. Já Noel Chavasse, médico da Marinha, foi o soldado mais condecorado e recebeu a Cruz da Vitória duas vezes. Macmillan e Eden lutaram na batalha de Somme; Eden ganhou a Cruz Militar por resgatar um companheiro em meio a batalha e Macmillan recebeu uma medalha de honra por manter o posto depois de ser baleado na perna.

Outras fichas são a de Ernest Shackleton, explorador do Pólo, e a do ator Claude Rains - que atuou em Casablanca - e sobreviveu a um ataque de gás junto ao também ator Basil Rathbone.

O diretor do site, Simon Harper, disse que sua intenção é "preservar as ações heróicas de uma geração inteira" além de oferecer a mais ampla fonte de pesquisa para interessados no conflito.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo