Em mais uma noite que o talento do jovem Neymar fez a diferença, o Santos saiu vencedor da primeira "decisão" em busca de uma das três vagas restantes para a semifinal do Campeonato Paulista. Em duelo contra um rival direto pela classificação, a equipe da Baixada venceu o Santo André por 3 a 0 na Vila Belmiro, com mais um gol da jovem promessa alvinegra.
Derrotado pelo Corinthians no clássico do último domingo, o time do técnico Vágner Mancini consegue a reabilitação e deixa para trás o rival do ABC paulista, chegando aos 30 pontos (três a mais que o oponente) e assumindo a quinta posição. Com o empate da Portuguesa diante do Mirassol no Estádio do Canindé, o time alvinegro fica a um só ponto do rival da capital.
No entanto, o Santos ainda terá a última chance de tirar a vaga das mãos da Portuguesa no próximo dia 2 de abril. Precisando apenas de suas forças para avançar à próxima fase, o time da Baixada terá a vantagem de encarar o clube do Canindé na Vila Belmiro, na penúltima rodada. Dando seqüência à série decisiva, a equipe do técnico Paulo Bonamigo pega o Santo André uma semana depois.
Com o líder Palmeiras garantido como único classificado às semifinais até o momento, restam apenas três vagas, que além dos três times, serão disputadas por Corinthians e São Paulo, equipes que ainda entram em campo nesta quarta-feira. No próximo sábado, enquanto o Santos encara o Barueri fora de casa, o Santo André voltará ao ABC para encarar o Oeste. Já no dia seguinte, a Portuguesa recebe o Marília novamente no Canindé.
Com boa movimentação e dribles rápidos, o atacante Neymar deu trabalho para a defesa visitante e começou a construir a vantagem alvinegra aos 16min, quando avançou pelo lado esquerdo e deu passe para Madson. De volta ao time titular, o meia arriscou de longe e acertou o ângulo do goleiro Neneca para abrir o placar na Vila Belmiro.
Antes do final da primeira etapa, o Santos mostrou maior controle da partida e chegaria ao segundo gol aos 39min, em boa troca de passes do setor ofensivo. Outro que ganhou vaga após a derrota no clássico, Paulo Henrique Lima passou para Kléber Pereira e viu o artilheiro do time só rolar para trás, onde Triguinho acertou chute preciso e desencantou com a camisa do novo clube.
Com facilidade para entrar na área adversária também após o intervalo, o time da casa decretou números finais ao placar aos 21min, em outra jogada iniciada por Paulo Henrique Lima, que tocou para Madson. Dentro da área, o ex-vascaíno mostrou habilidade para sair da marcação e dar passe perfeito para Neymar. Com espaços, a jovem revelação teve calma para dominar e escolher o canto para marcar o terceiro gol dos mandantes e último da partida.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 3 x 0 SANTO ANDRÉ
Gols
Santos: Madson, aos 18min, e Triguinho, aos 39min do 1º tempo; Neymar, aos 21min do 2º tempo
Deslizes da arbitragem
- Pênalti não marcado sobre Madson, aos 44min do segundo tempo, quando o meia foi calçado dentro da área por um defensor, mas o árbitro anotou falta na entrada da área
Ponto Forte do Santos
Jogadas rápidas pelos lados do campo, com Neymar e principalmente Madson
Ponto Forte do Santo André
Bolas paradas com o ex-meia corintiano Marcelinho Carioca
Ponto Fraco do Santos
Atuação de Kléber Pereira, que mais uma vez não conseguiu dar seqüência às jogadas que chegavam ao ataque
Ponto Fraco do Santo André
Esquema tático com três volantes, que não conseguiram parar os avanços de Neymar, Madson e Paulo Henrique e pouco produziram no setor de criação
Personagem do jogo
Madson, do Santos
Esquema Tático do Santos
4-4-2
Fábio Costa; Luizinho, Fabão, Fabiano Eller e Triguinho (Domingos); Roberto Brum, Rodrigo Souto, Paulo Henrique Lima (Roni) e Madson; Neymar (Pará) e Kléber Pereira; técnico: Vágner Mancini
Esquema Tático do Santo André
4-4-2
Neneca; Cicinho (Ricardo Goulart), Cesinha, Marcel e Elvis; Fernando, Ricardo Conceição, Dirceu e Marcelinho Carioca; Júnior Dutra (Moraes) e Antônio Flávio (Clodoaldo); técnico: Sérgio Guedes
Cartões Amarelos
Santos: Fabão, Roberto Brum e Triguinho
Santo André: Moraes, Ricardo Conceição e Marcelinho Carioca
Árbitro
Sálvio Spinola Fagundes Filho
Público
9.572 pagantes
Renda
R$ 106.205,00 Local
Local
Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)