A CPFL Energia promoveu nesta quinta-feira, dia 2 de abril, o Fórum CPFL Energia para o Desenvolvimento, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. Acreditando em uma discussão multissetorial, o fórum adotou a chamada metodologia da mesa quadrada, na qual quatro setores estratégicos da sociedade são chamados a discutir conjuntamente as mesmas questões.
Os debatedores presentes no fórum foram, pela gestão pública Márcio Zimmermann (Ministro em exercício das Minas e Energia e Secretário Executivo do MME) e Wagner Bitencourt (diretor de Infraestrutura e de Insumos Básicos do BNDES); pelo setor privado Paulo Cezar Coelho Tavares (vice-presidente de Gestão de Energia da CPFL Energia) e Marco Antônio Fujihara (membro do Conselho de Meio Ambiente da FIESP e presidente da Key Associates).
Pela academia Sergio Besserman (professor da PUC-RJ e Assessor Especial da Prefeitura do Rio de Janeiro) e Carlos Nobre (pesquisador titular do INPE e Chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre); pelas organizações não governamentais Paulo Itacarambi (diretor vice-presidente Executivo do Instituto Ethos), Jayme Buarque de Hollanda (diretor geral do Instituto Nacional de Eficiência Energética) e Carlos Roberto Silvestrin (vice-presidente executivo da Associação Paulista de Cogeração de Energia).
Invertendo a ordem habitual dos trabalhos, o fórum foi iniciado com três rodadas de perguntas, da platéia e do mediador, concluindo-se com considerações gerais dos debatedores. Foram três horas de animadas discussões, mediadas pelo jornalista Ricardo Voltolini, trazendo visões complementares, e por vezes divergentes, sobre os desafios do setor de energia para o desenvolvimento do país, os novos imperativos de eficiência energética, os ciclos de vida das fontes geradoras de energia, bem como as principais fontes de geração de energia limpa e renovável e sua contribuição específica para a ampliação da matriz energética brasileira. Essa foi a terceira edição do Fórum CPFL Energia. Em 2008, foram realizados fóruns sobre Crise Econômica Mundial (com o convidado internacional Paul Krugman) e sobre Economia de Baixo Carbono (com o convidado internacional Nicholas Stern).