Com a redução de folgas, o 17° Grupamento de Bombeiros, responsável pela atividade de salva-vidas no litoral paulista, vai ampliar em 50% o efetivo para o feriadão de Tiradentes. A intenção é reforçar as atividades nas praias, uma semana depois da ocorrência de uma forte ressaca devido à passagem de um ciclone extratropical pela região.
Neste mês, 143 foram resgatadas do mar por salva-vidas em toda a extensão do litoral. O volume de salvamentos já é superior ao registrado em todo o mês de abril de 2008, quando 123 pessoas foram salvas no mar em território paulista.
Em abril, nove pessoas morreram afogadas no mar. No mesmo mês de 2008, foram 12 vítimas fatais.
Para proteger a beira-mar durante ocorrências de ressaca, a prefeitura de Santos (SP) colocou rochas na Ponta da Praia. O trecho recebeu cerca de 300 t de rochas, de 80 cm a 1,20 m de diâmetro cada, retiradas de obras da prefeitura, como uma realizada na Avenida Dr. Nilo Peçanha.
O objetivo da obra é amenizar a força da maré e evitar que as ondas, muito fortes no local em períodos de ressaca, entrem em contato diretamente com as muretas de proteção.