O produtor automobilístico alemão Volkswagen registrou no primeiro trimestre deste ano queda no lucro líquido para 243 milhões de euro (US$ 316 milhões), 74% a menos que no mesmo período de 2008.
No entanto, a venda da fábrica de caminhões brasileira para a MAN contribuiu com 600 milhões de euros (US$ 780 milhões) ao ganho operacional de 312 milhões de euros (US$ 405 milhões), resultado 76,2% menor que no primeiro trimestre de 2008.
Em comunicado, a Volkswagen informou nesta quarta-feira que o faturamento caiu 11,2% entre janeiro e março, para 24 bilhões de euros (US$ 31,2 bilhões), frente ao montante conseguido nos três primeiros meses do ano passado.
As vendas do grupo Volkswagen caíram no mesmo período 10,7%, para 1,4 milhões de unidades. O maior produtor automobilístico da Europa afirmou que "a crise econômica e financeira internacional prejudicou consideravelmente a Volkswagen".
No entanto, estes números superaram as expectativas de muitos especialistas e da própria companhia, que contemplava números vermelhos.
"Baseado em um cenário extremamente fraco nos primeiros três meses de 2009, continuamos a esperar que nosso lucro não alcance o nível obtido do ano anterior", informou a Volkswagen em comunicado.
Impulsionada por um novo controlador na Porsche, analistas esperam que a companhia saia da crise mais forte que a maior parte de suas rivais graças a sua grande escala e diversificação geográfica. Entre as nove marcas do grupo, que produzem 178 modelos, o grupo entregou 6,23 milhões de veículos a consumidores em 151 países no ano passado.
A Volkswagen ampliou sua fatia no mercado mundial este ano, crescendo sua participação global no primeiro trimestre para 11% graças à presença da empresa em países como Alemanha, China e Brasil, onde as vendas têm sido impulsionadas por incentivos governamentais.