O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doadores de Medula Óssea. Durante o período, que será celebrado todos os anos entre os dias 14 e 21 de dezembro, órgãos públicos e privados devem realizar campanhas para esclarecer e incentivar a doação de medula. A proposta foi criada pelo deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) que, em fevereiro de 2009, perdeu um filho vítima de leucemia aguda.
A lei estabelece que a população deve ser orientada sobre a importância da doação da medula óssea e os procedimentos para fazer parte do cadastro de doadores. Estimula também a ação unificada da União, dos Estados e municípios no sentido de estruturar laboratórios e ampliar os locais para a realização de exames que identifiquem características dos doadores. Com esse banco de dados será possível convocar um doador compatível no momento em que um paciente doente aparecer.
O texto sancionado pelo presidente define ainda que durante a semana seja divulgada a frase: "Neste Natal, dê um presente a quem precisa de você para viver: cadastre-se como doador de medula". A lei foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.