No dia 25/4 (sábado), tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em idosos, que se estenderá até o dia 8/5. Os moradores de São Bernardo do Campo com mais de 60 anos devem se dirigir às 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h, ou ao posto volante no Supermercado Sonda (Avenida Pereira Barreto, 1.500). A vacinação vai acontecer de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário de funcionamento de cada UBS.
A Prefeitura de São Bernardo do Campo tem como meta vacinar 59.290 pessoas acima de 60 anos, o que corresponde a 80% da população idosa do município, que é de 74.113 pessoas. A vacina irá prevenir contra a gripe, reduzir o índice de hospitalização e complicações respiratórias causadas pela doença, como a pneumonia.
Os asilos e casas de repouso cadastrados na Vigilância Sanitária terão suas equipes de profissionais dos locais treinados para aplicarem a vacina. As entidades não cadastradas devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica. Haverá, ainda, uma programação para atendimento em casa aos idosos que estão acamados, ou sem condições de locomoção. É necessário que os familiares façam o cadastro na UBS mais próxima.
A partir da primeira semana também poderão ser vacinadas, independente da faixa etária, pessoas com doenças crônicas graves (pulmonares, cardiovasculares, renais e hepáticas); diabéticos dependentes de insulina; pessoas submetidas a transplantes; com doenças graves do sangue como anemia falciforme; soropositivos ou com outra imunodeficiência adquirida ou congênita. O portador que não faz acompanhamento na UBS deve levar o relatório médico.
Para tomar a vacina, as pessoas devem estar munidas da carteira de vacinação. A Secretaria da Saúde também pretende atualizar a vacina dupla adulto que protege contra a difteria e o tétano.
A vacina contra a gripe não provoca a doença, mas se a pessoa ficar gripada logo após a vacinação, significa que ela já estava contaminada e não houve tempo suficiente para a atuação da vacina. Na aplicação a pessoa pode ter um mal-estar geral, febre e dor no local, sintomas que passam rapidamente. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones: 4128-7745 E 4128-7744.