O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo do Campo, afirmou que "a segurança escolar, junto com a Guarda Ambiental, é a prioridade do momento para a área". A GCM garante a segurança nas 156 unidades escolares do município. Além da Ronda Escolar, composta por 12 veículos voltados exclusivamente para esse fim e que percorrem regularmente todas as escolas, o patrimônio público das unidades e a segurança de pais, alunos e funcionários são garantidos por guardas civis e vigias contratados.
Nas unidades escolares do município funciona um sistema misto de vigilância: parte formada por vigias terceirizados ou municipais - que atuam em regiões menos problemáticas do ponto de vista da segurança - e parte é coberta pelos próprios guardas civis municipais, seja por meio de monitoramento fixo ou motorizado. Outro recurso para garantir a segurança nas escolas é um sistema de alarme, terceirizado, presente em todas as unidades.
A vigilância fixa dentro das escolas, composta por até dois guardas civis ou um vigilante particular, está presente em 141 unidades. A idéia é manter esse tipo de monitoramento nas escolas com maiores índices de violência, de modo a maximizar o uso dos recursos da Prefeitura.
O comandante também afirma que, futuramente, os vigilantes fixos se tornarão, por meio de cursos específicos, "agentes mediadores de conflitos", resolvendo pequenos problemas e discordâncias que possam ocorrer entre alunos, pais e funcionários de forma rápida e eficiente. Hoje, além de fazer a segurança, os guardas civis também podem fornecer orientações de trânsito para alunos e pais.