Escuta é descoberta no Gabinete do prefeito de Praia Grande

 

Litoral - 29/04/2009 - 20:36:20

 

Escuta é descoberta no Gabinete do prefeito de Praia Grande

O delegado titular do 1º DP, Luiz Evandro de Souza, afirmou que há dois suspeitos

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Imagens TV Tribuna - Globo.com

Imagens TV Tribuna - Globo.com

A Polícia Civil investiga a origem de um aparelho transmissor, encontrado no gabinete do prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos (PSDB), na última segunda-feira (27), os autores do crime e qual a finalidade da escuta clandestina. O inquérito foi instaurado pelo delegado Luiz Evandro de Souza Medeiros, titular do 1º Distrito Policial. Com base em depoimentos, a Polícia Civil investiga dois suspeitos, sendo que um deles, segundo o delegado, já teria deixado a Cidade.

“Ao iniciar a investigação, eu tinha três suspeitos. Duas pessoas foram localizadas, saíram do quadro de suspeitos e passaram a ser testemunhas. Elas informaram que sabiam da escuta através de outras pessoas. Agora tenho duas pessoas investigadas, que foram apontadas pelas testemunhas”, disse. O delegado não revelou se os envolvidos fazem parte do quadro funcional da Prefeitura de Praia Grande e nem se têm ligações com grupos políticos da Cidade. O prazo para a conclusão do inquérito é de 30 dias.

Na última segunda-feira (27), o Chefe de Gabinete, Sidney Silva Pires, recebeu um telefonema anônimo, alertando sobre a existência de um equipamento de escuta, porém, a pessoa não revelou o local onde o aparelho estava instalado. Além disso, duas pessoas, as mesmas que, agora, figuram como testemunhas, chegaram a procurá-lo para dizer que sabiam do conteúdo de conversas que ocorreram no Gabinete do prefeito.

Ao saber disso, o prefeito Roberto Francisco acionou imediatamente a Polícia Civil. No mesmo dia, depois do expediente, os policiais civis iniciaram a investigação em todas as salas do Gabinete, até encontrarem, ao lado da mesa do chefe do Executivo Municipal, dentro de uma caixa de proteção de cabos da rede de informática, um microfone de aproximadamente três centímetros, agregado ao transmissor e a uma bateria. Segundo o delegado, por se tratar de um equipamento rudimentar, é provável que o aparelho receptor estivesse no Paço Municipal, em algum veículo ou prédio, a uma distância máxima de 500 metros. O equipamento foi levado pela Polícia Científica, que deve divulgar o laudo dentro de 30 dias.

Roberto Francisco ficou surpreso com a descoberta. “Trabalhei durante 16 anos no Gabinete da Prefeitura. Nunca poderia imaginar que isso pudesse acontecer. Com certeza, há pessoas querendo saber o que o prefeito anda fazendo. Mas tenho tranqüilidade para falar que só tratamos de interesses do Poder Público, sempre buscando o que é melhor para o Município. E às terças-feiras, acontecem as reuniões com os vereadores”, disse.

Para reforçar a segurança, a Administração Municipal está providenciando a instalação de câmeras em todos os locais de circulação do Paço Municipal e, principalmente, nas salas do Gabinete.

Imagens TV Tribuna - Globo.com

Imagens TV Tribuna - Globo.com

Imagens TV Tribuna - Globo.com

Imagens TV Tribuna - Globo.com

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo