O Corinthians viu sua invencibilidade de 24 jogos na temporada cair nesta quarta, em Curitiba, ao ser derrotado pelo Atlético-PR, por 3 a 2, pela Copa do Brasil, na Arena da Baixada. De quebra, o time paulista ainda viu Ronaldo se lesionar durante o primeiro tempo da partida.
O atacante saiu de campo no intervalo com uma dor torácica, após levar uma pancada de Márcio Azevedo. Segundo o técnico Mano Menezes, Ronaldo não corre risco de ficar de fora da final do Campeonato Paulista, contra o Santos, no domingo. O médico do clube, Paulo Faria, mantém a cautela e diz que ainda é cedo para fazer uma avaliação das condições do jogador.
O time paranaense pode empatar em São Paulo que se classifica para as quartas-de-final. A situação não ficou tão ruim para o Corinthians, que se classifica com vitórias por 1 a 0, 2 a 1 ou por diferença de dois gols.
O Atlético-PR começou a partida fazendo uma grande pressão em cima da defesa corintiana e conseguiu abrir o placar aos 15min. Rafael Moura foi lançado pela esquerda e cruzou com precisão para Wallyson abrir o placar.
O Corinthians então passou a partir para o ataque e conseguiu boas jogadas, armadas principalmente por Elias. Porém, o clube rubro-negro surpreendeu em um contra-ataque e marcou o segundo no final da primeira etapa. Wallyson acertou ótimo lançamento para Raul, que cruzou na medida para Rafael Moura usar a cabeça para ampliar a vantagem.
O Atlético-PR voltou com a mesma pegada da primeira etapa e marcou o terceiro logo aos 2min. Márcio Azevedo recuperou lance, chutou da entrada da área, a bola desviou na zaga e sobrou para Chico chutar no canto.
O Corinthians teve chance de diminuir a grande diferença para o clube paranaense aos 13min. Elias entrou na área pela direita, caiu ao ser tocado por Márcio Azevedo e o juiz assinalou pênalti. Chicão chutou forte na cobrança da penalidade, a bola foi às duas traves e não entrou.
A reação paulista ficou para o final. Aos 41min, em cobrança de falta das imediações da área, Cristian chutou com força e efeito e diminuiu para a equipe visitante.
O time alvinegro fez o segundo aos 47min, fazendo com que a sua situação não ficasse tão ruim no confronto de oitavas-de-final. Alessandro cruzou da direita, a bola passou por Souza, Dentinho ganhou de Rhodolfo e chutou no canto, sem chances para Galatto.
FICHA TÉCNICA
Atlético-PR 3 x 2 Corinthians
Gols
Atlético-PR: Wallyson, aos 15min, e Rafael Moura, aos 45min do 1º tempo; Márcio Azevedo, aos 2min do 2º tempo
Corinthians: Cristian, aos 41min, e Dentinho, aos 47min do 2º tempo
Lance bizarro
Aos 42min do 2º tempo, Alessandro cobrou falta rápida para Otacílio Neto e o atacante perdeu grande chance, chutando de forma medonha
Ponto Forte do Atlético-PR
Jogadas velozes de Wallyson e presença de área de Rafael Moura
Ponto Fraco do Atlético-PR
Vacilo no final do jogo dos jogadores de defesa, quando foram pressionados pelo Corinthians
Ponto Forte do Corinthians
Poder de reação durante a segunda etapa, mesmo com a grande desvantagem no placar
Ponto Fraco do Corinthians
Espaços deixados para as descidas de Wallyson pelo lado esquerdo da defesa
Personagem do jogo
Wallyson, que fez grandes jogadas na partida e deu trabalho para a zaga corintiana
Destaque negativo do jogo
Contusão de Ronaldo, saindo no intervalo da partida
Esquema Tático do Atlético-PR
3-5-2
Gallato; Chico, Rhodolfo e Antônio Carlos; Raul, Jairo, Fransérgio (Gustavo), Marcinho e Márcio Azevedo; Wallyson e Rafael Moura
Técnico: Geninho
Esquema Tático do Corinthians
4-4-2
Felipe; Fabinho (Alessandro), Diego, Chicão e André Santos; Cristian, Elias, Morais (Souza) e Douglas; Dentinho e Ronaldo (Otacílio Neto)
Técnico: Mano Menezes
Cartões Amarelos
Atlético-PR: Antônio Carlos e Rafael Moura
Corinthians: Souza
Árbitro
Nielson Nogueira Dias (PE)
Público
21.297 pagantes
Renda
R$ 475.590,00