Lula inaugura primeira etapa do Trem do Pantanal

 

Nacional - 09/05/2009 - 02:44:05

 

Lula inaugura primeira etapa do Trem do Pantanal

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira para a reinauguração do Trem do Pantanal, que volta a funcionar após 14 anos. Nesta primeira etapa, a atração turística irá ligar a capital Campo Grande até o município de Miranda, região oeste do Estado.

A visita do presidente começou em Aquidauana, onde, ao lado do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, Lula participou da viagem inaugural do trem, indo até o distrito de Palmeiras, um percurso de 30 km realizado em uma hora e meia. "Algumas pessoas reclamaram que o trem anda devagar. Mas uma pessoa que ande em um trem para fazer turismo, tudo que ela não quer é pressa", brincou.

De lá ele embarcou para Campo Grande, onde almoçou e participou de uma coletiva com a imprensa na Estação de Indubrasil, ponto de partida para as novas viagens. No palco, além de autoridades, Lula também encontrou com a ex-big brother Priscila, que é de Campo Grande, e estava presente no evento.

Em um clima descontraído, Lula também aproveitou a oportunidade para fazer algumas sugestões para o trem. "Pra ficar mais verdadeiro, sugeri soltar uma onça em um vagão, uma jacaré no outro, uma sucuri no outro... e depois dar uma parada no rio Miranda pra gente pescar um pintado", o que arrancou risos da multidão presente.

Copa

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), e o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), aproveitaram o evento para reforçar a candidatura da cidade a ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Puccinelli disse que o trem veio para reafirmar que "a grande maioria do Pantanal está localizada geograficamente no nosso Estado", e convocou Lula para vestir a camiseta da Copantanal.

"Os organizadores da Fifa devem estar em uma encruzilhada muito grande. Se querem ter uma Copa no Pantanal, vão ter muita dificuldade em não escolher o Mato Grosso do Sul", afirmou o presidente, mas logo emendou dizendo que não tem nenhuma influência da decisão.

O Trem

Com capacidade para 282 passageiros, o Trem do Pantanal irá funcionar todos os sábados, com saída às 7h30 do Estação de Indubrasil, em Campo Grande, com parada para o almoço em Aquidauana e chegada no período da tarde em Miranda, totalizando 220 km e sete horas de viagem. No domingo, o caminho inverso é percorrido com saída às 8h30.

O investimento para restauração dos trilhos e dos vagões chegou à casa dos R$ 18 milhões. Para 2010, Lula se comprometeu a inaugurar a segunda etapa, com mais 240 quilômetros, chegando até Corumbá, um investimento estimado em R$ 100 milhões devido às dificuldades encontradas dentro do Pantanal, que fica na época da cheia fica totalmente alagado.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo