No ano em que completa 30 anos de existência, o Teatro Municipal Brás Cubas, de Santos, deverá ganhar um presente especial que vai torná-lo mais bonito e aconchegante: uma reforma. O dinheiro para a intervenção sairá de uma emenda parlamentar apresentada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
A indicação do recurso para o teatro foi feita pelo deputado em atendimento ao pedido do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa (PMDB). A expectativa é de que o convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado seja assinado neste semestre, para que as obras sejam iniciadas e concluídas ainda este ano.
No ano passado, Paulo Alexandre já havia obtido R$ 1 milhão para a construção do Centro de Zoologia, no Orquidário Municipal. As obras já foram iniciadas e prevê a completa remodelação do parque, com a implantação de recintos especiais para animais e plantas, mirante e jardim sensorial
Para o Teatro Brás Cubas, a proposta é garantir uma intervenção que valorize ainda mais esta importante atração cultural de Santos, ao lado dos teatros Coliseu e Guarany. O projeto de reforma seguirá as orientações da Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela administração do teatro.
“O santista tem um carinho especial pelo Teatro Municipal, que foi palco para atores em início de carreira e que hoje estão consagrados no cenário nacional. Santos é uma cidade privilegiada, pois detém uma estrutura teatral que a coloca entre os mais atuantes pólos culturais do País. E o Municipal ajudou neste reconhecimento”, destacou o deputado.
História – Inaugurado oficialmente em 10 de março de 1979, pelo então prefeito Antônio Manoel de Carvalho, o Teatro Municipal Brás Cubas homenageia o fundador da Vila de Santos. Nas instalações localizadas na Avenida Pinheiro Machado, 48, na Vila Mathias, também funcionam o Centro de Cultura Patrícia Galvão e o Teatro de Arena Rosinha Mastrângelo.
O Municipal foi projetado para receber espetáculos de balé, canto lírico, peças teatrais e até algumas óperas. Com uma agenda lotada de espetáculos, reúne os principais nomes da dramaturgia nacional.
O teatro mantém uma série de projetos culturais e oficinas teatrais que projetaram grupos amadores e profissionais. Não são poucos os talentos que nasceram no palco do municipal.
Todos os anos, o Teatro Brás Cubas exibe espetáculos do Festa - Festival Santista de Teatro Amador. Pelo Festa passaram Patrícia Galvão (Pagu), Plínio Marcos, Cláudio e Sérgio Mamberti, Jandira Martini, Carlos Soffredini, Ney Latorraca, Greghi Filho, Alexandre Borges e muitos outros.
A estrutura do Brás Cubas é composta por 5.130 metros quadrados de área construída, com uma platéia de 544 poltronas de onde se tem uma visão perfeita dos 543 metros quadrados de palco. Este último é equipado por iluminação cênica e cenários eletricamente móveis e ciclorama com projeção de efeitos especiais.