A AMD anuncia mais um processador para pequenos servidores na linha Athlon MP, o 2800+.
A freqüência de clock do novo processador é a mesma do Athlon 2600+, 2 133 MHz. A principal diferença entre os dois modelos está na memória cache secundária, que é de 512 KB no 2800+ e metade disso no 2600+. Com mais memória cache, o novo chip pode armazenar mais instruções e dados na própria CPU, o que resulta num melhor desempenho.
O Athlon MP, de 32 bits, é dirigido aos servidores e estações de trabalho com até dois processadores. É uma opção mais barata que o Opteron, o chip de 32/64 bits da AMD, capaz de trabalhar em configurações de até oito processadores.
O preço de fábrica do Athlon MP 2800+ é de 275 dólares (para compra em lotes de mil unidades). Está na mesma faixa que os modelos intermediários do Xeon, da Intel. A diferença de preço entre novo processador e o Opteron mais barato é de apenas 8 dólares. Mas, quando se considera o sistema completo, o Athlon MP ganha por usar placa-mãe e outros componentes mais econômicos que os do Opteron.
Embora seja muito bem sucedida no mercado de varejo, a AMD ainda não conseguiu uma presença forte no ambiente corporativo. Esse lançamento é mais um passo no esforço que a empresa vem fazendo para conquistar um espaço nesse mercado.
|