maratona cultural promovida pela 3ª edição da Virada Cultural Paulista tomou conta de 20 cidades do interior e litoral do Estado São Paulo. Foram 24 horas de atrações - das 18h de sábado às 18h de domingo. Até as 6h do domingo, mais de 530 mil pessoas assistiram às atrações da Virada. Peças teatrais, shows, música, dança, intervenções urbanas e sessões de cinema fizeram parte da programação do evento.
O Governador José Serra abriu a 3º Edição da Virada Cultural Paulista. O evento foi inspirado na Virada Cultural da Capital, criada na gestão do governador quando prefeito. "Eu comecei a virada lá na capital. Quando fui para o governo, resolvi disseminar para todo o estado", destacou Serra na noite de sábado, em Araraquara.
A idéia da Virada Cultural é oferecer gratuitamente cultura e arte para os paulistas, seja com atrações conhecidas nacionalmente, como o cantor Jorge Bem Jorge, que se apresentou em Santa Barbara d`Oeste, ou prestigiando artistas locais e manifestações populares.
"É um evento bastante democrático que leva ícones da cultura brasileira à população regional e ao mesmo tempo estimula os talentos locais” afirmou a estudante barbarense Joice Caroline Forte, que prestigia assistiu ao show de Jorge Bem e no domingo integrou o Grupo de Teatro Travessia no espetáculo Lampião e Maria Bonita, em Sorocaba.
Desde sua primeira edição em 2007 a Virada Cultural Paulista não para de crescer. Naquele ano foram 200 atrações em 10 cidades e o público chegou a 200 mil pessoas.
Em apenas dois anos, 10 cidades foram acrescentadas no circuito, são mais de 500 atrações e até as 6h de domingo mais de 500 mil pessoas já tinham participado do evento, o que demonstra que o evento já entrou no calendário do Estado e atrai pessoas não só das cidades em que se realiza.
Apesar do frio de 14º na madrugada de domingo em Sorocaba, a economista Silvia Novaes se deslocou de Votorantim para acompanhar a apresentação da Família Caymmi não se arrependeu. “Foi um show belíssimo e, ao mesmo tempo, intimista, com músicos de alta qualidade técnica. Valeu a pena conferir. Domingo quero ir ao show de encerramento da Virada Cultural, com o Jorge Aragão”, declarou.
A Virada Cultural Paulista 2009 aconteceu nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes,Mogi-Guaçu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, São José dos Campos e Sorocaba.