Assim como fez na semana passada contra o Fluminense, o time do Corinthians conseguiu conter a pressão do Vasco na segunda etapa e segurou um empate por 1 a 1, no Maracanã, nesta quarta-feira, no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil.
O time paulista leva para São Paulo a vantagem de empatar sem gols ou conquistar uma vitória simples para avançar à decisão do torneio pelo segundo ano consecutivo (na edição passada, o Corinthians foi derrotado pelo Sport na final). As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, no Pacaembu.
O Corinthians abriu o placar explorando os diversos espaços deixados pela zaga do Vasco na primeira etapa. Aos 29min, Jorge Henrique fez belo passe para Dentinho na área. Sozinho, o jogador só teve o trabalho de chutar no canto esquerdo de Fernando Prass.
A equipe paulista seguiu dominando a primeira etapa, explorando as jogadas de contra-ataque. Após o intervalo, porém, o time de Mano Menezes mudou a postura, se recuando, assim como tinha feito no segundo tempo do duelo contra o Fluminense, na semana passada.
O Vasco percebeu a tática mais defensiva do Corinthians e resolveu partir para cima dos visitantes. A equipe cruzmaltina chegou com perigo pela primeira vez aos 11min. Rodrigo Pimpão tocou de cabeça na entrada da área e Elton dominou sozinho. O atacante chutou rasteiro e Felipe fez excelente defesa com a perna.
O gol do Vasco não demorou a acontecer. Aos 18min, Elton dominou na área e ajeitou de calcanhar. Rodrigo Pimpão foi travado na hora do chute, mas a bola entrou no canto direito de Felipe.
A equipe cruzmaltina não se contentou com o empate e seguiu pressionando, mas acabou contida pela boa defesa formada por Chicão e William. Explorando os contra-ataques, o Corinthians ainda quase saiu do Maracanã com a vitória, em uma chance incrível perdida por Elias.
FICHA TÉCNICA
Vasco 1 x 1 Corinthians
Gols
Vasco: Rodrigo Pimpão, aos 18min do 2º tempo
Corinthians: Dentinho, aos 29min do 1º tempo
Lance bizarro
Aos 28min, Elias recebe belo lançamento de Otacílio Neto na frente do goleiro, mas fura no primeiro chute e perde chance incrível
Pontos Fortes do Vasco
Boas jogadas pelas laterais com Ramon e Paulo Sérgio e um grande poder ofensivo na segunda etapa
Ponto Fraco do Vasco
Buracos deixados pela defesa, que se mostrou lenta
Pontos Fortes do Corinthians
Boa postura do zagueiro Chicão e do goleiro Felipe e as jogadas de contra-ataque, principalmente na primeira etapa
Ponto Fraco do Corinthians
Queda de rendimento na segunda etapa, que permitiu a pressão do Vasco na partida
Personagem do jogo
Goleiros Felipe e Fernando Prass, que fizeram grandes defesas na partida
Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Nilton (Matheus), Léo Lima e Jéferson (Enrico); Rodrigo Pimpão (Edgar) e Elton
Técnico: Dorival Júnior
Esquema Tático do Corinthians
4-4-2
Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Dentinho (Boquita), Souza (Otacílio Neto) e Jorge Henrique (Morais)
Técnico: Mano Menezes
Cartões Amarelos
Vasco: Vilson e Léo Lima
Corinthians: Elias
Árbitro
Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Público
68.299 pagantes (72.183 presentes)
Renda
R$ 1.389.015,50