Aconteceu nessa terça-feira (26/05) uma audiência a pedido do deputado estadual Orlando Morando com Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos direitos da pessoa com deficiência. Também estava presente o Dr. Geraldo Reple, superintendente do Hospital Mário Covas.
O intuito dessa reunião organizada pelo deputado foi para pedir que seja feito um centro de reabilitação para pessoa com deficiência no ABC. Geograficamente a região que melhor atenderia esse projeto seria Santo André, cidade que possui terminais de ônibus, trólebus e trem. A idéia é que o centro fique próximo ao Hospital Mário Covas.
O projeto teria aproximadamente seis mil metros, feito apenas em um plano para facilitar a locomoção dos pacientes, 100% SUS e atenderia por dia 400 pacientes. O preço para a realização desse centro, contando com a compra de todos os equipamentos é de seis milhões de reais e o tempo estimado para a realização é de seis meses.
Orlando Morando acredita que seja fundamental a vinda desse centro para o Grande ABC, o que facilitaria as pessoas que necessitam do atendimento. O mais próximo é a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) de São Paulo, onde 20% dos pacientes atendidos são do ABC.
A proposta feita pelo deputado Orlando Morando foi muito bem aceita pela secretária Linamara Rizzo Battistella, que disse que fará o possível para que esse projeto seja realizado. A implantação do centro depende de autorização do governador José Serra.