Após entrar com o pedido de proteção contra a falência em um tribunal de Nova York, a General Motors (GM) detalhou seus planos futuros para a marca. A intenção da gigante do automobilismo é diminuir de tamanho. Ao total, 14 fábricas serão desligadas até 2012. Entre as plantas que continuarão abertas, o principal projeto será de um carro compacto para o mercado americano.
A decisão de apostar em carros pequenos segue uma trajetória já anunciada pela montadora de focar em carros elétricos e se livrar do "elefante branco" Hummer (no passado, marca próspera da GM).
A encruzilhada da marca agora é abandonar os grandes e beberrões automóveis (paixão dos americanos até a crise financeira e o crescimento da consciência "verde") e seguir o caminho dos pequenos carros, que, até hoje, não agradaram o mercado dos Estados Unidos.
A companhia já afirmou que planeja se concentrar em quatro marcas principais: Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC, e vai descontinuar a marca Pontiac até o final do próximo ano. Saab, Saturn e Hummer ainda são dúvidas. Na última quarta-feira, a montadora anunciou a separação total de sua filial alemã Opel, cedendo fábricas e patentes, com o objetivo de deixar o caminho livre para um possível comprador.
A montadora austríaco-canadense Magna chegou a um acordo com a GM no final de semana para salvar a Opel. De acordo com informações preliminares, a Magna pretende adquirir 20% da Opel, que junto aos 35% de seus parceiros russos somariam 55%. A GM manteria outros 35% e os 10% restantes ficariam com os funcionários da empresa. A Fiat, que fez um acordo com a Chrysler, também apresentou oferta pela Opel, assim como pelas operações da GM no Brasil e América Latina
Os planos da Nova GM prevêem uma redução de 47 fábricas (em 2008), para 34 até 2010 e 33 em 2012.
Com as reduções, a marca espera alcançar capacidade total de produção em suas fábricas até 2011, reduzindo o custo por carro e ampliando a eficiência do capital investido.
Pelo acordo com o Tesouro dos Estados Unidos, a Nova GM vai focar nas marcas e operações mais fortes ao redor do mundo.
O setor de serviços e peças da GM também interromperá a produção nas plantas de Boston, Ohio e Florida até 31 de dezembro.
Além disso, GM vai construir um futuro automóvel pequeno nos Estados Unidos utilizando uma fábrica de montagem de UAW-GM.
"Este novo carro pequeno desempenhará um papel vital nos planos da GM melhorar a eficiência de combustível da sua frota de veículos. Automóveis compactos representam um dos segmentos mais rápido crescimento n os Estados Unidos e em todo o mundo", disse a marca em comunicado.
A fábrica designada aos veículos pequenos terá capacidade de construir 160 mil carros no futuro.