A Volkswagen fechou parceria com a montadora chinesa BYD para desenvolver veículos híbridos e elétricos. As negociações haviam começado há alguns meses, mas foram concluídas somente na última semana, quando a delegação da BYD foi conhecer as instalações da VW na Alemanha.
O acordo foi assinado entre os diretores gerais Wang Chuanfu (BYD) e Martin Winterkorn (VW) após uma série de reuniões, nas quais a montadora alemã demonstrou algumas de suas tecnologias e projetos, como o Golf Twin Drive e um protótipo de veículo elétrico.
“A Volkswagen irá expandir de forma consistente a bem-sucedida tecnologia BlueMotion. Naturalmente, os carros híbridos e elétricos terão um papel cada vez mais importante”, disse Ulrich Hackenberg, executivo do centro de desenvolvimento técnico da VW . "Particularmente no mercado chinês, parceiros em potencial como o BYD podem nos ajudar a aumentar rapidamente as nossas atividades”, completou Hackenberg.
A BYD não é novata no mundo dos carros híbridos.
No fim de 2008 a companhia apresentou o F3DM, o primeiro de uma série de três veículos elétricos, que tem autonomia de 100 km.
Além disso, a companhia automobilística chinesa é responsável por 65% das baterias de níquel-cádmio produzidas no mundo e 30% das baterias de íons de lítio usadas nos celulares.