A Seleção pode completar nesta quarta-feira um ano sem perder sob comando de Dunga. A equipe recebe o Paraguai no Estádio do Arruda, no Recife, pela décima quarta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo.
O duelo vale a liderança da competição. As duas equipes dividem a ponta com 24 pontos, mas o Brasil leva ampla vantagem no saldo de gols (18 a 8).
Se não perder em casa, Dunga atinge pela primeira vez desde que estreou, no segundo semestre de 2006, uma temporada sem saber o que é perder.
O curioso é que a última derrota da Seleção foi justamente contra o Paraguai: 2 a 0 pelo primeiro turno das Eliminatórias, em Assunção, no dia 15 de junho de 2008. De lá para cá, foram seis vitórias e quatro empates. No entanto, Dunga não está invicto neste período, já que a Seleção Olímpica perdeu a semfinal em Pequim 2008, realizada em agosto, para a Argentina.
A próxima partida brasileira será no próximo dia 15 de junho contra o Egito, na estréia da Copa das Confederações na África do Sul. Portanto, se não perder no Recife, Dunga fará história pela Seleção.
O maior período que o treinador ficou sem resultados negativos foi de 11 meses e nove dias, entre a derrota para o México por 2 a 0 no dia 27 de junho de 2007 e o tropeço inesperado em amistoso com a Venezuela pelo mesmo placar no dia seis de junho de 2008.
Além disso, a Seleção busca também se aproximar cada vez mais da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Nas contas da comissão técnica, uma vitória contra o Paraguai deixa o Brasil bem perto da vaga.
"Teríamos uma tranqüilidade maior para viajar e abriríamos uma folga considerável em relação aos outros que estão brigando", analisa o volante Gilberto Silva, titular absoluto ao lado de Felipe Melo, Elano e Kaká.
Dunga tem duas dúvidas para montar o time titular. A primeira é na lateral direita. Maicon, recuperado de lesão na coxa, está a disposição, mas Daniel Alves vem de uma boa seqüência de partidas e deve começar jogando.
No ataque, Alexandre Pato e Nilmar disputam uma vaga ao lado de Robinho, já que o artilheiro Luís Fabiano está suspenso. Os dois têm características parecidas e o treinador já avisou que levará a dúvida até o vestiário.
Ficha Técnica:
Brasil: Júlio César, Daniel Alves, Juan, Lúcio e Kléber; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Alexandre Pato (Nilmar). Técnico: Dunga
Paraguai: Villar, Verón, Julio César Cáceres, Paulo da Silva e Caniza; Bonet, Victor Cáceres, Riveros e Ledesma; Martínez e Cabañas. Técnico: Gerardo Martino
Data: 10 de junho de 2009
Horário: 21h50 (de Brasília)
Local: Estádio do Arruda, no Recife
Árbitro: Oscar Ruiz (COL)