A Telefônica informou na terça-feira que está investigando as causas de problema ocorrido pela manhã de ontem no sistema de telefonia fixa do Estado de São Paulo. Em comunicado oficial, a empresa afirmou que, por volta das 15h, os serviços foram reestabelecidos, embora continuasse trabalhando para normalizar o serviço de alguns clientes corporativos e usuários que fizeram a portabilidade numérica de ou para outras redes que não a da Telefônica.
Segundo nota oficial divulgada pela Telefônica, problemas em "rede de sinalização" ocorreram por volta das 9h afetando chamadas de voz - incluindo ligações locais, de longa distância nacional e internacional, serviços 0800 e para call centers e chamadas para redes de outros serviços, como celulares. A empresa anunciou que 95% dos serviços estavam recuperados às 11h30 e totalmente normalizados às 15h.
A empresa diz que ainda está trabalhando para esclarecer completamente as causas que originaram estes problemas. Mas, segundo a Telefônica, as primeiras informações apontam para uma falha humana cometida pela equipe de um fornecedor que presta serviços à empresa.
Leia abaixo, na íntegra, a nota oficial divulgada pela Telefônica nesta noite.
A Telefônica informa, às 20h00, que, desde as 15h00 desta terça-feira, a rede que viabiliza o completamento de chamadas locais, de longa distância e para outras redes (como a de celulares) no Estado de São Paulo funciona normalmente.
O completamento destas ligações, afetado a partir das 9h00 por um problema no sistema de sinalização nesta rede, estava recuperado em 95% dos casos às 11h30 e totalmente normalizado às 15h00.
Em relação a eventuais problemas que ainda possam estar ocorrendo nos serviços prestados a alguns clientes empresariais e usuários que realizaram a portabilidade numérica de/para outras redes diferentes da rede da Telefônica, como reflexo da instabilidade na rede ocorrida pela manhã, a Telefônica informa que suas equipes técnicas continuam trabalhando e assim permanecerão ao longo da noite, para que eles estejam resolvidos o mais rapidamente possível.
A Telefônica ainda está trabalhando para esclarecer completamente os eventos que ocasionaram o problema. O que já possível identificar até o momento é que houve uma falha humana cometida pela equipe de um fornecedor que presta serviços na rede da empresa.
A Telefônica, mais uma vez, lamenta os transtornos causados aos seus clientes e reitera sua postura de respeito e cumprimento da legislação vigente, inclusive no que diz respeito ao ressarcimento aos usuários em decorrência dos problemas no completamento de chamadas ocorridos no dia de hoje.