Márcia Bassit, ministra interina da Saúde, afirmou nesta quinta-feira que, apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter elevado o nível de ameaça do vírus da gripe suína para seis, patamar máximo da escala e que indica pandemia, "a população pode ficar absolutamente tranqüila", pois o Brasil possui uma rede de vigilância e está preparado para enfrentar a doença. O governo da Suécia já havia antecipado a decisão da OMS.
Segundo a ministra interina, 52 casos da doença foram confirmados no Brasil, sendo que 39 foram de pessoas infectadas fora do Brasil e a maioria já deixou o hospital e passa bem.
Em nota, o ministério afirmou que o novo nível de alerta não implicará em mudanças no trabalho realizado no Brasil para prevenir e enfrentar a doença. As medidas de detecção, monitoramento e tratamento de pessoas infectadas continuarão as mesmas.
O ministério afirmou que a OMS divide o mundo em seis regiões administrativas. Quando há propagação do vírus em pelo menos dois países de uma das seis regiões e mais um país de outra região, a organização considera que há pandemia.
Segundo o ministério, o fato da OMS considerar que há pandemia, não significa maior gravidade dos casos. A taxa de letalidade da gripe suína no mundo é de 0,5%, o que é considerado baixo pela organização, afirmou a nota.
A OMS declarou a fase seis no momento em que, de acordo com os últimos dados, os infectados pelo vírus no mundo já superam os 27.737 mil em 74 países, com 141 mortos.
O país que lidera a lista de atingidos é os Estados Unidos, com 13 mil casos; seguido pelo México - onde houve os primeiros casos -, com cerca de 6 mil; o Canadá, com mais de 2 mil; e a Austrália, que já superou mil casos. Os outros Estados com maior número de casos são Espanha, Japão, Reino Unido e Chile.
A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, convocou uma entrevista para as 14h de Brasília de hoje, na qual explicará os detalhes da declaração de pandemia pela gripe suína.
A OMS reconheceu esta semana que a declaração de uma pandemia era iminente e que, se não o fizera ainda, é porque estava preparando o mundo para que entendesse esse passo corretamente.