Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada nesta terça-feira, apontou que cresceu de 43%, em 2008, para 87%, este ano, a quantidade de empresas que alegam ter dificuldades para investir. A Sondagem de Investimentos da Indústria aponta que o principal fator inibidor são as incertezas da demanda, citadas por 50% dos entrevistados, o maior percentual para este quesito desde o início da série histórica da pesquisa, em 2004.
"A limitação de recursos da empresa vêm a seguir, apontada como fator limitador por 35% das empresas, também o maior nível da série iniciada em 2004", informou a fundação. Já a carga tributária elevada, que, segundo a FGV foi o principal fator limitador nos cinco anos anteriores do levantamento, foi citado em 2009 por 29% das empresas.
"Já a limitação de crédito também passou a ser lembrada com maior assiduidade este ano, por 28% das empresas, o maior percentual da série", informou a nota divulgada nesta segunda.
Pela pesquisa, as empresas estimam um aumento de 7,8% dos investimentos em 2009 sobre 2008, menos da metada da alta vista no ano passado sobre 2007.
"As previsões para a evolução dos investimentos em capital fixo reduziram-se de forma generalizada entre as categorias de uso industrial", disse a FGV em nota.
O setor de material para construção estima uma alta de 9,7% em 2009 contra avanço de 13,5% em 2008; o de bens de consumo vê crescimento de 9,1% contra 16,4% no ano passado; o de bens de capital estima 8,1% contra 21,4%; e o de bens intermediários vê 5,7% ante 16,1%.
A pesquisa acrescentou que o principal objetivo para a realização de investimentos é a expansão da capacidade produtiva, com 24% das respostas.
"Apontada com maior frequência em anos de maior crescimento econômico e de maior grau de utilização das plantas industriais, a expansão da capacidade havia sido o principal objetivo para a realização de investimentos nos dois anos anteriores", explicou a FGV.
A principal motivação para os investimentos em 2009 foi o aumento da eficiência produtiva, com 36% das respostas.
Em 2009, a pesquisa da FGV ouviu 820 empresas brasileiras de 24 Estados e que, juntas, empregam 985 mil pessoas e tem vendas de R$ 451 bilhões, de acordo com dados de 2007.