Música e comida típicas, brincadeiras, quadrilha, casamento caipira, pau de sebo, correio elegante, bingo, touro mecânico, fogueira, queima de fogos e até uma vila country. A 1ª Festa Junina de Santo André promete muita animação no estacionamento da CRAISA (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).
Até o dia 28 de junho grandes nomes da música se apresentarão no evento. João Bosco e Vinicius, Milionário e José Rico, Marcos e Belutti, Cezar e Paulinho, Jeito Moleque, Sampa Crew, Jammil e Uma Noites, Revelação e Exaltasamba, entre outros, marcarão presença no palco principal.
Representantes da tradicional música sertaneja e de raiz subirão no segundo palco. Fazem parte da lista Tico e Zé Carlos, Roger e Rogério e Trio Explosão (veja a relação completa abaixo). Na área do tablado, o espaço será reservado para violeiros e comitivas - grupos de dança com passos ensaiados - e repentistas. Ao todo são mais de 40 atrações musicais.
A 1ª Festa Junina de Santo André tem a finalidade de resgatar as atividades típicas da época. A ideia é unir a família e oferecer à população um espaço de lazer, cultura e divertimento.
Social
Entidades beneficentes e as paróquias da cidade, que tradicionalmente realizam as quermesses de bairros, terão barracas no evento para venda de seus produtos.
Infraestrutura
A expectativa da organização é receber 30 mil pessoas diariamente nos 14 dias de festa. E para que os visitantes aproveitem da melhor maneira, a área de 23 mil m² do estacionamento da CRAISA será isolada por 1 mil metros de tapumes. O acesso único, com vistoria, é pela Rua Varsóvia, interditada para a passagem de veículos nos dias do encontro.
Dois palcos e um tablado recebem artistas consagrados, além de violeiros e comitivas, e cinco camarins estão à disposição dos cantores. Para a iluminação foram instalados 50 geradores, somando 250 Kva, além de 25 postes, pelos quais passam 750 metros de fios.
Para orientar a entrada e organizar a área próxima aos palcos, 300 metros de gradil foram posicionados, além de outros 40 metros de barricada. Também são disponibilizados 80 banheiros químicos.
Considerando a alimentação, 75 barracas (40 de 5m x 5m e dez de 3m X 3m) estão ocupadas por meio de licença de uso. Do total uma é utilizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Santo André, nove por entidades assistenciais e outras dez pela Diocese da cidade.
Um parque de diversões e uma verdadeira vila country, cedida pela Estância do Alto da Serra, também estão montados.
Transporte
Para facilitar o acesso à CRAISA, a EPT (Empresa Pública de Transporte) informa as linhas que passam nas proximidades:
Desembarque na Avenida Varsóvia:
T 24 - Estação de Santo André/Estação de Utinga
Desembarque na Avenida Utinga:
I 01 – Jardim Alzira Franco/Fundação Santo André
TRO 140 – Santo André (Terminal Leste)/São Caetano do Sul (Vila Prosperidade)
TRO 262 – Santo André (Terminal Leste)/São Paulo ( Artur Alvim)
Desembarque na Avenida da Paz:
I 05 – Vila Rica/Estação de Utinga
I 06 – Jardim Bom Pastor/Estação de Utinga
U 22 – Parque Capuava/Estação de Utinga
U 26 – Parque Capuava/Estação de Utinga
TRO 043 – Santo André (Cata Preta)/São Caetano do Sul
TRO 194 – Santo André (Jardim Guarará)/São Caetano do Sul
TRO 066 – Santo André (Jardim Las Vegas)/ São Paulo -Terminal Sacomã
Trem – desembarque na Estação Utinga:
Linha 10 (Turquesa) da CPTM, Estação da Luz/Rio Grande da Serra.
Evento em tópicos:
* 14 dias de festa
* Área total utilizada: 23 mil m² cercados por tapumes
* Dois palcos e um tablado
* 75 barracas, sendo nove para entidades assistenciais, uma para o Fundo Social de Solidariedade do município e dez para a Diocese de Santo André
* Parque de diversões
* Vila country
* Entrada única com vistoria
* 50 geradores - 250kwa
* 300 metros de gradil
* 1 mil metros de tapume
* 40 metros de barricada
* 25 postes com 750 metros de fios
* 80 banheiros químicos
* Cinco camarins
1ª Festa Junina de Santo André
Datas: 11 a 14, 19 a 21, 26 a 28 de junho, a partir das 17h
Local: Estacionamento da CRAISA - Rua Varsóvia, 565 - Santa Terezinha - Santo André
Entrada gratuita
Obs: programação sujeita a alteração.