Um sistema para abertura de contas bancárias sem assinaturas em papel será mostrada a partir desta quarta-feira em São Paulo pela InfoSERVER, durante o CIAB 2009, evento de tecnologia da informação aplicada ao setor financeiro.
Associado à chamada "TI verde" por eliminar o uso de papel na abertura de contas, o aplicativo dispensa a presença do cliente na agência bancária durante o processo, já que sua assinatura pode ser colhida por meio de um tablet conectado a um dispositivo móvel. Dessa forma, segundo Abel Araão, diretor de TI da InfoSERVER, um gerente de contas pode ir até o local onde o cliente está e completar o processo de abertura de conta ali mesmo, usando um laptop e um tablet, por exemplo.
O sistema oferece vários benefícios, tanto ao cliente quanto ao banco, segundo Araão. Além da economia de papel, o aplicativo simplifica a armazenagem de dados e traz agilidade e mobilidade ao processo de abertura de contas. Com a assinatura colhida por biometria, o cliente também pode realizar outras transações bancárias que exigem sua assinatura, sem precisar comparecer a sua agência.
Outra vantagem do aplicativo é a diminuição de 20 a 30% nos custos do processo, de acordo com Araão.
A empresa vai mostrar esta e outras novidade em tecnologia para o mercado financeiro na CIAB FEBRABAN 2009, maior evento da América Latina no setor, que acontece de 17 a 19 de junho.