A Avenida Projetada já está à disposição de motoristas, ciclistas e pedestres no Bairro Mirim. A nova via agiliza ligação, através de outras duas rotatórias, das avenidas Castelo Branco e Presidente Kennedy, na altura do Paço Municipal. A obra faz parte do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Praia Grande que visa adequar as novas necessidades o sistema viário da Cidade.
A Secretaria de Obras Públicas (Seop) é responsável pelo serviço. Com aproximadamente 280 metros de comprimento, a Avenida Projetada oferece aos usuários duas faixas de rolamento (dois sentidos de direção), com sete metros de largura cada uma.
Além de oferecer maior agilidade ao fluxo continuo de veículos que trafegam pelo local, a nova avenida destina espaço de destaque para os ciclistas. A ciclovia, com 2,60 metros de largura, está interligada ao sistema cicloviário já existente na Avenida Presidente Kennedy.
Um dos resultados mais importantes da obra, segundo o titular da Seop, Luis Fernando Lopes, está no item segurança. “Através de melhorias como esta, se cada um assumir sua parcela de responsabilidade, respeitando as regras e obedecendo à sinalização, com certeza teremos um trânsito mais seguro”.
Reurbanização - Devido seu posicionamento estratégico no Bairro Mirim, vale ressaltar que a Avenida Projetada influencia de forma positiva na obra de reurbanização da Presidente Kennedy, projeto no qual a Prefeitura está investindo cerca de R$ 26 milhões. Compreende o trecho que vai do Bairro Boqueirão ao Mirim, totalizando 8.670 metros. Os serviços executados são: adequação do sistema de drenagem, duplicação das faixas de rolamento em ambos os sentidos, melhor sinalização, retornos para maior segurança (eliminando assim a maioria dos semáforos), bolsões de estacionamento e de parada de ônibus, além de ciclovia delimitada por floreiras.
As pistas da Avenida Presidente Kennedy serão alargadas para 7 metros e recapeadas. Ao longo das pistas serão inseridos também bolsões para ônibus e estacionamento de veículos (de 30 a 40 metros de extensão, comportando de seis a oito veículos). A Via ganhará, ainda, nova sinalização horizontal e vertical.