Confira as atrações do Festival de Inverno de Campos do Jordão

 

Turismo - 14/07/2009 - 13:27:10

 

Confira as atrações do Festival de Inverno de Campos do Jordão

Entre os homenageados desta edição, destaque para Heitor Villa Lobos e composições francesas

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A 40ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão vai até o dia 26 de julho. Neste ano, o evento é inspirado no Ano da França no Brasil e fará uma homenagem ao cinquentenário da morte do maior compositor brasileiro de todos os tempos, Heitor Villa-Lobos. Aproveite o feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932, comemorado na quinta-feira, 9, e participe!

Durante quatro semanas, serão realizadas oficinas e aulas para jovens instrumentistas, ministradas por músicos e professores de renome, além de espetáculos com artistas do Brasil e do Exterior. "É de grande importância para o Brasil, são 150 músicos jovens que vem para o aprendizado e para a apresentação. Tem um papel formador, de lazer e cultural", disse o governador Serra durante abertura.

Ao todo, serão 45 espetáculos (a maioria a preços populares) e 18 apresentações gratuitas. Além do auditório Cláudio Santoro, as apresentações acontecerão na Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista e as igrejas Santa Terezinha, São Benedito e Nossa Senhora da Saúde. Confira a programação e veja mais informações no site http://www.festivalcamposdojordao.org.br/.

Destaques

O Ano da França no Brasil como tema do festival torna presente, em boa parte dos concertos, o diálogo entre as músicas e as culturas brasileira e francesa. É o caso do recital de Nelson Freire, programado para o dia 17 de julho. O pianista interpretará obras de Villa-Lobos e Debussy, compositor ao qual dedicou seu último disco.

A apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira também vai marcar o evento. Tendo como solista o violoncelista Antonio Meneses, a apresentação está marcada para o dia 10 e terá músicas de Villa-Lobos e Roussel, entre outros.

No dia 14 de julho, será realizado o Concerto do Dia da França, com música de câmara, com François Frédéric Guy ao piano, Marc Coppey ao violoncelo, Philippe Aïche ao violino e o clarinestista Jerôme-Julien Lafferière. Interpretarão obras de Messiaen, Milhaud e Stravisnky.

No dia 21 de julho, será a vez de a Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência de Rodrigo de Carvalho, executar obras de Milhaud, Villa-Lobos, Ravel e Debussy, tendo o violonista Fábio Zanon como solista.

A Orquestra Acadêmica, composta pelos bolsistas, também levará ao público composições francesas. No dia 24 de julho, às 21 horas, tendo como solista o pianista Michel Dalberto, apresentará Ravel e Saint Saëns. Os mesmos compositores serão interpretados pela Orquestra Acadêmica no concerto de encerramento do dia 26 de julho, na Sala São Paulo (capital paulista).

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo