A separação de um casal pode ser um negócio lucrativo. No caso dos ex-BBBs Francine e Max, é. Se o primeiro grande momento dos dois foi assumir o romance depois do programa, o rompimento volta a colocá-los no centro das atenções. E com cachês mais valorizados, pelo menos para Fran.
Juntos, eles chegavam a cobrar R$ 15 mil cada por 40 minutos de presença em um evento. Solteira e impulsionada pela capa da Playboy, a moça vale R$ 20 mil. É o mesmo valor pedido pela preferida do BBB 9, Priscila, a campeã de convites.
Imediatamente após a saída do reality, vários ex-participantes conseguem faturar R$ 15 mil. Mas como ex-BBBs têm prazo de validade curto, os cachês são facilmente negociáveis. Priscila pode fechar por R$ 10 mil. Já Maíra, que não ficou entre os finalistas, pede entre R$ 6 mil e R$ 7 mil.
Mesmo no mundo de glamour da teledramaturgia, há os mais e os nem tão queridos. Atores não são todos iguais. Nem no talento, nem no preço. Enquanto estar no elenco de Malhação, na Record ou no SBT pode render de R$ 6 mil a R$ 10 mil por evento, fazer parte do elenco da novela das oito eleva essa quantia para R$ 50 mil ou 60 mil. É o caso de Rodrigo Lombardi, o queridinho do momento. Mas queridão mesmo é Reynaldo Gianecchini. Mesmo fora do ar ele tem força para faturar o mesmo valor.
Roberto Rodrigues, que já assessorou nomes de peso como Marcello Antony e hoje é assessor da cantora Wanessa, não revela valores, mas conta que muitos artistas são tão procurados que chegam ao ponto de escolher o que querem fazer. "Se uma marca realiza uma festa que colabora para a imagem deles, eles nem cobram mais", afirma.
O mundo da publicidade se apoia no carisma desses famosos para vender suas marcas. "Cada ator ou atriz já é uma marca, tem seus atributos e um valor agregado", valoriza Filipe Raposo, diretor de criação da DPZ no Rio, agência que cria as campanhas da Bombril com os galãs do momento.
Hugo Rodrigues, vice-presidente de criação da agência Publicis, também valoriza a presença de famosos em suas campanhas. "Artistas consagrados passam credibilidade. Mas têm que ser usados com pertinência", diz ele. A Publicis é a responsável pelas campanhas do sabonete íntimo Dermacyd, com Luciano Huck e Angélica, e do Credicard, com Tony Bellotto e Malu Mader. "Esses casais passam uma boa imagem, representam estabilidade. A figura deles é completamente diferente da de um casal instável, que não sabemos como pode estar amanhã", explica o publicitário.
O preço das estrelas
Fontes do meio publicitário dizem que negociação com Luciano Huck e Angélica começa com pedido de cachê de R$ 700 mil para cada. Mas, mesmo com a imagem poderosa dos dois, esse valor pode cair para R$ 1 milhão o casal, dependendo do produto e do desejo de fazer a publicidade.
Entre as mulheres, Juliana Paes lidera a lista das mais requisitadas e faturaria de R$ 30 mil a R$ 50 mil por presença. Logo atrás vem Grazi Massafera, embolsando de R$20 mil a R$30 mil por evento. Elas também são bastante requisitadas no mercado publicitário.
Grazi, aliás, não está sozinha. Seu namorado, Cauã Reymond, também seria um dos mais procurados pelos organizadores de eventos, recebendo R$ 20 mil mesmo fora do ar.
Como garota-propaganda da linha de esmaltes Risqué, a atriz Mariana Ximenes teria ganho de R$ 150 mil a R$ 200 mil.