Depois de três partidas sem vitória, o São Paulo se reabilitou neste domingo no clássico diante do Santos. Com pequeno público no Morumbi, a equipe dirigida por Ricardo Gomes fez 2 a 1 e mostrou melhor futebol, enquanto os santistas aguardam pela chegada de Vanderlei Luxemburgo, prevista para esta segunda-feira. Washington, autor dos dois gols são-paulinos, deixou o campo como herói da vitória.
Poucos minutos antes da partida, o Santos confirmou a ausência de Kléber Pereira, que nem ficou no banco, graças a uma lesão. Serginho Chulapa, o interino, optou por uma formação mais cautelosa, com três volantes. Ricardo Gomes, por sua vez, mandou a campo Hernanes e Richarlyson à frente dos zagueiros e Washington e Dagoberto no ataque. Marlos, que estava machucado na última partida, também foi para o jogo.
Com a vitória, o São Paulo se afasta temporiaramente da zona de rebaixamento, enquanto o Santos fica mais perto das últimas quatro posições.
O jogo
Com a bola rolando, o São Paulo mostrou consistência praticamente ao longo de toda a partida, especialmente na primeira etapa. Com 10min, o time da casa já havia chegado três vezes ao gol: a primeira, com Washington cobrando falta perto da área, depois com Marlos chutando por cima em contra-ataque puxado por Dagoberto e ainda em boa defesa de Douglas, em jogada cara a cara com Washington.
O Santos tinha dificuldades em manter a posse de bola e o São Paulo, mais rápido, retomava e armava contra-ataques. Em um deles, aos 15min, Jean desceu bem pelo meio e botou na cabeça de Dagoberto, exigindo boa defesa de Douglas.
Aos 44min, o primeiro gol: Jean lançou e Dagoberto deu cruzamento para Washington ir às redes. Dois minutos depois, o Santos empatou, dando um balde de água frio nos são-paulinos. Germano, da esquerda, botou na área, André Dias não percebeu e Roni apareceu antes de Bosco para finalizar.
Determinado, o São Paulo retornou do intervalo disposto a vencer, enquanto o Santos tinha pouco ímpeto ofensivo. Com 5min, pintou o gol da vitória: bola lançada, Marlos deixou passar e Washington, após finalização de Dagoberto, empurrou para o gol aberto.
Depois, Serginho Chulapa mandou o time para a frente e trocou passes no campo de ataque. Madson cobrou falta aos 11min, mas Bosco apareceu bem. Aos 37min, jogada de Tiago Luís e Felipe Azevedo, ambos acionados na segunda aetapa, exibiu novamente defesa do goleiro são-paulino. A melhor chance só veio no fim, em boa jogada de Madson, que foi prontamente defendida de novo.
FICHA TÉCNICA
São Paulo 2 x 1 Santos
Gols:
São Paulo: Washington aos 44min do primeiro tempo e Washington aos 5min do segundo tempo
Santos: Roni aos 46min do primeiro tempo
Ponto Forte do São Paulo:
Marcação no meio-campo e velocidade na frente
Ponto Fraco do São Paulo:
Parou de atacar depois de fazer 2 a 1
Ponto Forte do Santos:
Velocidade de Roni e Madson
Ponto Fraco do Santos:
Pouca ofensividade
Personagem do jogo:
Washington, que se redimiu da má fase com dois gols
Destaque negativo:
Cochilo de André Dias no gol de Roni
Esquema Tático São Paulo:
3-4-1-2
Bosco; Renato Silva, André Dias e Miranda; Jean, Hernanes (Eduardo Costa), Richarlyson e Júnior César; Marlos (Arouca); Dagoberto (Oscar) e Washington
Técnico: Ricardo Gomes
Esquema Tático Santos:
4-3-1-2
Douglas; Luizinho, Domingos, Astorga e Léo; Roberto Brum; Pará (Felipe Azevedo) e Germano; Paulo Henrique (Neymar); Madson e Roni (Tiago Luís)
Técnico: Serginho Chulapa (interino)
Cartões Amarelos:
São Paulo: Renato Silva, Júnior César e Dagoberto
Santos: Germano e Astorga
Árbitro:
José Henrique de Carvalho (SP)
Público:
10.913 espectadores