Na estreia de Vanderlei Luxemburgo, o Santos venceu o Atlético-PR por 1 a 0 na Vila Belmiro. O time da casa teve muita dificuldade para criar jogadas de perigo, e conseguiu a vitória com um gol de Neymar no segundo tempo.
O Santos de Luxemburgo veio a campo com uma equipe diferente da que era normalmente escalada por Vagner Mancini. Paulo Henrique Lima começou no banco, enquanto Robson e Roni formaram a dupla de ataque. No primeiro tempo, quem criou a maioria das jogadas de perigo era Madson, um velho conhecido do time titular.
O Atlético-PR começou o jogo apertando a equipe da casa, jogando com Paulo Baier, mas o Santos rapidamente assumiu o controle do jogo. O time paulista tinha a posse de bola, mas não conseguia levar perigo ao gol dos paranaenses.
Como a escalação alternativa de Luxemburgo não deu certo, o treinador voltou do intervalo com Neymar e Paulo Henrique Lima no lugar de Robson e Roberto Brum, respectivamente. A equipe começou bem o segundo tempo, aproveitando cruzamentos de Paulo Henrique Lima e Madson.
Aos 17min, o Santos chegou bem em cobrança de falta de Madson, que exigiu boa defesa de Vinícius. O time paulista finalmente conseguiu seu gol aos 27min. Aproveitando desatenção da defesa atleticana, Neymar invadiu a área e bateu cruzado para abrir o placar. Nos minutos finais, os donos da casa seguiram com a bola no ataque, tentando o segundo gol.
FICHA TÉCNICA
Santos 1 x 0 Atlético-PR
Gol
Santos: Neymar, aos 27min do 2tempo.
Lance bizarro
Durante o intervalo do jogo, o sistema de irrigação da Vila Belmiro foi acionado e deixou o gramado mais escorregadio.
Ponto Forte do Santos
Jogadas com Madson
Pontos Fracos do Santos
Excesso de cruzamentos e Roni apagado
Ponto Forte do Atlético-PR
Marcação trabalhou bem e dificultou a criação do Santos
Ponto Fraco do Atlético-PR
Baixo número de finalizações
Personagem do jogo
Neymar, autor do gol da vitória santista
Esquema Tático Santos
4-4-2
Felipe; Luizinho (Pará), Domingos, Fabão e Léo; Roberto Brum (Paulo Henrique Lima), Germano, Rodrigo Souto e Madson; Robson (Neymar) e Roni; Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Esquema Tático Atlético-PR
4-4-2
Vinícius; Nei (Manoel), Rhodolfo, Rafael Santos e Márcio Azevedo; Rafael Miranda, Valencia, Paulo Baier e Marcinho; Wallyson (Patrick) e Rafael Moura (Jhonatan); Técnico: Waldemar Lemos
Cartões Amarelos
Santos: Neymar
Atlético-PR: Nei, Manoel, Rhodolfo, Márcio Azevedo e Rafael Miranda
Árbitro
Wagner Tardelli Azevedo (SC)