O MSN, portal de serviços e conteúdo da Microsoft, anunciou a implementação de uma combinação de novas tecnologias e campanha educacional para proteger os usuários contra emails indesejados. Ao diminuir o fluxo de lixo eletrônico, essa abordagem em vários níveis não só evita que o spam chegue à caixa de entrada do usuário como também impede que os spammers, remetentes desse tipo de mensagem, mandem lixo eletrônico.
Além de bloquear 2,4 bilhões de spam por dia – aproximadamente 80% de todos as mensagens que chegam aos servidores do MSN – as novas tecnologias do portal ajudam a manter os endereços de email dos usuários fora do alcance dos spammers e reduzem o crescimento do número de contas que podem ser usadas para distribuir lixo eletrônico. O portal também oferece novos recursos online que possibilitam ao usuário combater ativamente o spam.
“O spam deixou de ser apenas uma inconveniência para os usuários e a indústria online. Ele tornou-se um problema maior que interfere na produtividade e impõe dificuldades para o internauta conseguir selecionar seus emails pessoais e reduz a produtividade”, disse Lisa Gurry, gerente de produto do MSN. “O MSN saiu na frente com o MSN 8 e as ferramentas anti-spam. Com essas funcionalidades e a campanha educacional junto aos usuários, nós estamos nos empenhando para disponibilizar os melhores recursos para minimizar significativamente o volume de spam.”
Filtro de imagem proíbe os spammers de descobrirem novos emails
A nova ferramenta anti-spam do MSN, lançada mundialmente esta semana no upgrade do serviço MSN Hotmail, impede que imagens inseridas em uma mensagem sejam carregadas na tela, a menos que o remetente esteja na lista de contatos do usuário. Alguns spams incluem a chamada “confirmação de recebimento”, que envia um aviso ao remetente quando o usuário abre o email. Essas mensagens permitem que os spammers diferenciem contas de email ativas e inativas. Agora os consumidores podem abrir manualmente imagens em mensagens desconhecidas após analisar o resto do conteúdo.
Tecnologia HIP reduz o número de spammers
Outra tecnologia recentemente incluída nas ferramentas anti-spam do MSN barra a criação de várias contas de email necessárias para o envio de mensagem indesejada.
Desde que a Microsoft implementou a tecnologia Human Interactive Proof (HIP), no MSN Hotmail no ano passado, as tentativas online para registrar novas contas de emails estão abaixo dos 20%. No processo de registro do MSN Hotmail, o sistema HIP também pede para o usuário interpretar e redigitar manualmente uma senha de números e letras na página de assinatura, impedindo que os spammers usem robôs, scripts e outros métodos automáticos para criar novas contas.
Filtros do MSN bloqueiam 2,4 bilhões de spam por dia
A abordagem anti-spam em vários níveis, adotada pelo MSN, conta com múltiplas camadas de filtro de email nos serviços MSN Hotmail, MSN 8 e MSN TV. Aproximadamente 2,4 bilhões de spams – cerca de 80% do total de emails enviados aos clientes do MSN por dia – são capturados antes de alcançarem a caixa de entrada dos usuários. Nos dias de pico, esse volume equivale a duas mensagens enviadas diariamente para cada pessoa na China ou mais do que oito para cada pessoa dos Estados Unidos. Todo ano a quantidade chega a mais de 800 milhões de spam.
O MSN 8 oferece três camadas de filtragem. A primeira, fornecida pela Brightmail Inc. e disponível para todos os 120 milhões de usuários do MSN Hotmail e do serviço MSN TV, utiliza um conjunto de mais de 200 milhões de endereços de emails, chamado Probe Network, para atrair spam antes que ele acesse a caixa de entrada do usuário. A segunda camada de filtragem permite que os usuários selecionem três níveis de proteção adicional – padrão, avançado e exclusivo. Eles ainda podem optar por receber emails somente de pessoas do seu catálogo de endereços. A terceira camada, exclusiva para o serviço MSN 8, foi desenvolvida pela área de pesquisa de tecnologia da Microsoft Corp, a Microsoft Research. O filtro avançado de lixo eletrônico usa um programa que possibilita aos usuários treinar o sistema e separar email legítimo de email indesejado.
Eles simplesmente clicam nas opções Lixo ou Não Lixo na barra de ferramenta do MSN Mail. Atualmente o MSN 8 está disponível nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Japão e será lançado nos próximos meses em outros países.
Recursos online e cooperação entre empresas definem a campanha anti-spam
O MSN também está investindo tempo e recursos para educar os usuários e, paralelamente, a Microsoft está se juntando a outras empresas do setor para ajudar a reduzir o fluxo de spam. Na semana passada, a Microsoft, a America Online Inc. e o Yahoo! Inc. anunciaram planos para trabalharem juntos na luta contra o spam. As empresas planejam iniciar um diálogo aberto que incluirá organizações em geral para direcionar padrões técnicos e diretrizes que possam ser usados independentemente da plataforma adotada.
|