Lula vai lançar política de atenção à saúde até o fim do mês

 

Politica - 11/08/2009 - 15:36:49

 

Lula vai lançar política de atenção à saúde até o fim do mês

 

Da Redação com Abr

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Ao anunciar o lançamento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem ainda neste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que os homens merecem "um puxão de orelha" quando o assunto é saúde.

"Eles só procuram o serviço de saúde quando já estão doentes e, muitas vezes, com a doença em estágio avançado. Isso é muito ruim porque, no lugar de serem atendidos no serviço primário com uma simples consulta, precisam ir para a atenção especializada", disse, em seu programa semanal Café com o Presidente.

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) indicam que quase 17 milhões de mulheres foram ao ginecologista em 2007 ,enquanto somente 2,6 milhões de homens procuraram o urologista isso significa uma proporção de oito consultas ginecológicas realizadas contra apenas uma urológica.

"A verdade é que ainda há muitos que têm medo de procurar o urologista e fazer exame de toque da próstata. Essa atitude está muito ligada à nossa cultura, mas está na hora de mudar. Isso não combina com a vida moderna. Temos que acompanhar as mudanças no mundo e encarar nossas fragilidades. Precisamos ter hábitos saudáveis, fazer exames de prevenção e de rotina", afirmou Lula.

De acordo com Lula, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem inclui mais investimentos na rede pública de saúde para exames e tratamentos, além da capacitação de profissionais e de campanhas que estimulem os homens a procurar os serviços de saúde. "Estamos fazendo um esforço muito grande para sensibilizar os homens para que eles melhorem a sua qualidade de vida. É preciso que os homens façam sua parte."

"Além de procurar menos o serviço de saúde, os homens bebem mais, fumam mais e fazem menos exercícios do que as mulheres. Por isso, a importância de manter os hábitos muito saudáveis e fazer exame de prevenção rotineiramente, para evitar as doenças ou detectá-las em tempo, facilitando o tratamento e a cura."

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo