Líder do DEM: Planalto se complica ao mentir sobre registros

 

Politica - 26/08/2009 - 19:51:36

 

Líder do DEM: Planalto se complica ao mentir sobre registros

 

Da Redação com Terra

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), autor do requerimento que pediu acesso a imagens e controle de acessos no Palácio do Planalto, afirmou nesta terça-feira que as novas informações de que existem registros escritos que poderiam comprovar um suposto encontro entre a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, coloca o governo em uma situação complicada. Assessores diretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma garantiram a existência dos registros escritos.

A ex-chefe do Fisco sustenta a tese de que Dilma a teria convocado para o Planalto e pedido que fossem agilizadas investigações contra empresas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Lina disse ter interpretado a interferência no sentido de que fossem "encerradas" as apurações. Dilma Rousseff nega ter se encontrado com Lina Vieira para fazer um pedido dessa natureza.

Na última sexta, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) informou que as câmeras de vigilância do Palácio do Planalto têm gravações feitas umas por cima das outras em um prazo médio de 30 dias, o que inviabilizaria qualquer tipo de comprovação da possível reunião.

De acordo com a versão apresentada pelo GSI na última semana, a presença ou não de Lina Vieira também não poderia estar registrada em um livro de anotações, uma vez que, segundo as normas internas do sistema de segurança, autoridades com audiências sem agendamento prévio receberiam apenas um adesivo de acesso e não precisariam ser registradas em uma espécie de livro de presença.

"Quanto mais mente, mais vai se complicando. O quadro está ficando mais grave. A ministra poderia ter admitido o encontro e os fatos tenderiam a comprovar (o eventual pedido pró-Sarney). O GSI já está entrando na mentira", disse Ronaldo Caiado que, informado da nova versão, reformulou o requerimento que estava encaminhando para novas informações sobre o controle de acessos na Presidência da República.

"Daqui a pouco vai chegar no presidente Lula e o governo vai estremecer por uma mentira da ministra Dilma", afirmou.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo