Etapa que fecha o calendário 2009 da Fórmula 1, o GP dos Emirados Árabes irá começar às 17 horas locais, duas a mais do que o inicialmente previsto. A disputa será realizada em 1º de novembro, em Abu Dhabi.
Como a previsão é que o sol se ponha na cidade por volta das 17h43, a prova que pode decidir o campeão começará com o dia claro e vai terminar à noite, situação inédita na principal categoria do automobilismo mundial.
A mudança ocorreu para que a disputa atraia maior audiência na Europa. Pelo horário de Brasília, o GP de Abu Dhabi começará às 10h (de Brasília).
Presidente da pista, Richard Cregan garantiu que a Yas Marina tem estrutura para suportar disputas à noite - o GP da Malásia deste ano precisou ser encerrado antes do final porque a chuva paralisou a prova e as condições da pista só melhoraram quando já estava escurecendo, colocando em risco a segurança dos competidores.
"Será uma oportunidade única para demonstrar a flexibilidade do circuito e das nossas instalações. Sempre foi a nossa intenção mostrar ao mundo este local espetacular e essa decisão nos dá essa chance", declarou.
A primeira corrida noturna da história da categoria ocorreu no ano passado, em Cingapura, ocasião em que Fernando Alonso triunfou. Em 2009, a prova será realizada no dia 29 de setembro, novamente com luz artificial.