Praia Grande aderiu a dois novos programas sociais do Governo do Estado: Pedalando e Aprendendo e a Praça de Exercícios do Idoso. A solicitação ocorreu durante reunião de trabalho das presidentes do Fundo Social de Solidariedade (FSS) dos nove municípios da Baixada Santista com a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), Mônica Serra. O encontro ocorreu na tarde da última quinta-feira (27), na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), em Santos.
O Pedalando e Aprendendo, que deve ser implantado no Município durante o mês de setembro visa capacitação dos jovens, alunos do Ensino Médio Estadual, acima de 16 anos, para que estejam aptos a montar e fazer manutenção de bicicletas, além de aprenderem conceitos básicos de mecânica, noções de cidadania, ética e empreendedorismo. O curso com duração de 100 horas e será certificado do Senai.
“Aderimos, pois o programa tem muito a ver com a realidade de Praia Grande, principalmente pelo grande fluxo de ciclistas e a preocupação do Município em manter ciclovias para dar segurança às pessoas que utilizam este tipo de transporte”, explica a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca. “Além disso, vem a somar com o que já temos feito em termos de qualificação profissional durante todos esses anos”.
Outro projeto que foi solicitado durante a reunião foi a Praça de Exercícios do Idoso. O programa tem como meta prevenir quedas que ocorrem devido às mudanças no organismo das pessoas mais velhas, como a fraqueza muscular de membros inferiores e alterações do equilíbrio. A Praça de Exercícios do Idoso foi desenhada para permitir a realização de exercícios físicos ao ar livre com aparelhos especialmente desenvolvidos para atender as necessidades da terceira idade.
“A intenção é implantar essa praça na região conhecida como Terceira Zona. Este programa também vem a somar com o que já há no Município, como o Conviver, que oferece exercícios para os idosos, além dos PICs e Cafes que possuem atividades especiais para a terceira idade”, completa.
Maruca aproveitou a oportunidade para ressaltar o trabalho desenvolvido em prol do idoso, que rendeu ao Município o título de campeão do Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. “São 13 anos de dedicação e trabalho. Começamos com uma pequena sala na antiga Fundação São Francisco de Assis, onde atualmente funciona a Sepros. Lá atendíamos um grupo de 30 idosos que se reuniam para fazer atividades e novas amizades. Hoje são mais de 6 mil atendidos em quatro unidades do programa Conviver”.
Site – Durante o encontro, Mônica Serra anunciou o lançamento do novo site do Fussesp, previsto para a segunda quinzena de setembro. Segundo ela, cada um dos 645 municípios do Estado terá um espaço no portal para mostrar seus projetos. “Será um forma de integrar os fundos sociais e aproveitar idéias que deram certo em alguns locais para que sejam implantados em outras cidades”, ressalta Mônica Serra. “Além disso, o site terá informações completas sobre os programas estaduais facilitando a adesão dos municípios”.
Além da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, estiveram presentes as presidentes dos FSSs de Bertioga, Maria Cecília Orlandini; Cubatão, Darcy Chumbo de Mendonça; Guarujá, Maria Angélica Mariano; Itanhaém, Vera Forssell; Mongaguá, Cristina Wiazowski; Peruíbe, Selma Xisto Bargieri; Santos, Silvia Papa; e São Vicente, Márcia Papa Garcia. Além do diretor-executivo da Agem, Edmur Mesquita.
Campeã – Praia Grande é a primeira colocada do Estado entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, no Índice Futuridade, levantamento do Governo que mensura a qualidade da atenção ao idoso. A avaliação levou em consideração três itens primordiais: saúde, proteção social e oferta de atividades para este público. Ao todo, 10,5% dos 243.333 habitantes de Praia Grande são maiores de 60 anos.
Para compor o índice, o Governo do Estado avaliou todos os municípios paulistas por índices de mortalidade precoce entre os idosos, ou seja, entre pessoas de 60 a 69 anos; existência de ações de proteção social básica e especial, realizadas em benefício de idosos; além da oferta de atividades e programas de cultura, esporte e turismo realizados, pela Prefeitura, para a população idosa.
O resultado coloca o Município à frente de cidades da região como Santos, São Vicente e Guarujá. No ranking geral, com 66,7 pontos, considerando todos os 645 municípios, Praia Grande está classificada na 29ª posição.
|