O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República informou à Câmara dos Deputados, em ofício, que não possui registros de imagens do circuito interno de TV do Palácio do Planalto nos meses de novembro e dezembro de 2008. O autor do requerimento, o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), divulgou na manhã desta terça-feira o documento, datado de 14 de setembro e encaminhado a ele na última sexta-feira.
Caiado havia pedido as informações para verificar se houve ou não o suposto encontro entre a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Na ocasião, segundo Lina, houve um pedido de Dilma para agilizar investigações sobre o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMBD-AP). A ministra nega.
Segundo o ofício do GSI, o sistema só consegue armazenar imagens por cerca de 30 dias. "Conforme as especificações do contrato relativo ao Sistema de Segurança, assinado em 2004, o período médio de armazenamento das imagens varia em torno de 30 dias. Como as câmeras são acionadas por sensores de movimento, o número de dias depende do trânsito de pessoas pela área." Ainda de acordo com o documento, quando o disco de memória do sistema está cheio, as imagens antigas são substituídas pelas novas. Dessa forma, não há registros de imagens relativas ao período do suposto encontro.
O ofício informa ainda que não há registro do ingresso de veículos no Palácio do Planalto. "Os veículos que transportam autoridades, após reconhecidos, não têm suas placas anotadas", conclui.