O ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu afirmou nesta sexta-feira, em seu blog, que a possível candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência da República obriga o PT a acelerar a candidatura da ministra Dilma Rousseff.
Na pesquisa CNI/Ibope, divulgada na terça-feira, Ciro Gomes apareceu empatado numericamente com Dilma em 14% quando o candidato tucano à Presidência é o governador de São Paulo, José Serra. No cenário com Aécio, o deputado do Ceará lidera a disputa.
Apesar do empate com Dilma, Dirceu acredita que Ciro vai causar mais problemas para Serra, que lidera a disputa com 20 pontos percentuais à frente dos dois. "Pode ser até que sua candidatura seja um problema maior para o governador-presidenciável José Serra (PSDB) no Nordeste e em São Paulo, Rio e Minas Gerais, do que para Dilma", disse.
Dirceu disse que o apoio de Lula e do PMDB fortalecerão a candidatura da ministra. "A ministra tem no PT e na aliança que faremos - começando pelo PMDB - força para ir ao 2º turno e vencer, com o apoio do presidente Lula que, como é óbvio, não apoiará Ciro."
"Além disso a candidatura da ministra tem a bandeira da continuidade não de um governo apenas petista, mas de uma aliança política de centro-esquerda e de uma coalizão de governo que se reconstituirá no 2º turno e, espero, no terceiro mandato."