Com apenas quatro dias de funcionamento, a operação "Embarque Melhor" já agrada os passageiros das estações Sé do Metrô e Tatuapé da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos). Um levantamento divulgado nesta quinta-feira, 1º, indica que 77,9% dos usuários do transporte metroviário aprovam o novo sistema e querem que o novo modelo de embarque em todos os vagões seja mantido. Na CPTM, as pesquisas apontam que a adesão é ainda maior - 81% dos cidadãos concordam com a continuidade da operação.
O levantamento no Metrô tomou por base a Linha 3-Vermelha com destino à zona leste. O objetivo dessa operação é facilitar e tornar mais confortável o embarque nos trens nas estações do Metrô e da CPTM mais movimentadas durante o horário de pico.
"A pesquisa confirma a percepção que estamos tendo dos usuários durante a operação", afirma o diretor de Operações da CPTM, Mario Fioratti. "Muitas pessoas vêm, voluntariamente, elogiar, dar sugestões e até parabenizar a iniciativa, melhorando o embarque nas estações mais movimentadas".
Na CPTM, 70% dos entrevistados acreditam que a informação sobre os motivos da mudança no embarque foi suficientemente clara. E 69% disseram que a CPTM conseguiu atingir o objetivo de tornar o embarque no trem mais tranqüilo e cômodo aos usuários. A pesquisa foi realizada por meio de formulários com questionário aplicado por pesquisadores em estações de desembarque. Ela foi realizada na última quarta-feira (30), entre 17h45 e 19h45. A margem de erro é de 5%.
No Metrô, os resultados apontam que 75,4% dos usuários que pegam os trens nesta plataforma da Sé preferem o novo jeito de embarcar - que conta com cerca de 200 funcionários (entre seguranças e agentes de estação) e direcionadores de fluxo para organizar a espera pelos trens. Para 66,7% melhorou a segurança no embarque e para 68,3% melhorou a organização.
A pesquisa do Metrô foi realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas). O instituto entrevistou 240 pessoas no dia 30 de setembro nas estações Brás, Tatuapé, Penha e Corinthians-Itaquera. A margem de erro é de 7%, para mais ou para menos. E o nível de confiança é de 95%.
Segundo o levantamento, 86,7% dos usuários dizem que "vale a pena testar o embarque controlado para ver se traz melhorias" e 67,9% dos entrevistados sobre a operação na estação Sé preferem "seguir o controle de embarque para embarcar em ordem" do que "ter a liberdade para escolher em qual trem quer embarcar".
O "Embarque Melhor" começou no dia 14 de setembro na estação Brás da CPTM e do Metrô. Hoje, já está implantada em 9 estações do sistema metro-ferroviário da região metropolitana de São Paulo. Em cada região a estratégia de operação é diferente e ocorre em horários determinados, de acordo com as características do fluxo de passageiros.
|