Rio é questionado sobre doping, hospedagem e legado

 

Esporte - 02/10/2009 - 10:17:55

 

Rio é questionado sobre doping, hospedagem e legado

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A apresentação do Rio de Janeiro na busca pela sede da Olimpíada de 2016 terminou com uma série de perguntas de membros do COI a respeito de questões fundamentais de estrutura. Nesta sexta-feira, em Copenhague, os representantes da candidatura carioca responderam, principalmente, sobre doping, condições de hospedagem e o legado que a cidade terá após a competição.

A primeira pergunta feita pelo COI foi justamente sobre o doping. A dúvida era se o Brasil teria legislação que permitisse investigações policiais e troca de informações sobre o tema. "No Brasil, existe uma legislação compreensiva, permitindo que todos os envolvidos possam participar de uma investigação antidoping. A legislação dá todas as garantias de investigação neste caso", respondeu Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.

A preocupação com a rede hoteleira foi respondida pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Cruzeiros ancorados no porto poderiam servir de opção para aumentar o número de leitos. "Ainda não fechamos contratos para acomodações, temos nos próximos dois anos uma extensão para fechar contrato e usarmos os modernos cruzeiros que temos, com cerca de 8 mil lugares. Temos uma experiência muito boa com eles, principalmente no Carnaval e no Ano Novo, e acredito que isso facilitará a nossa missão durante os Jogos", ressaltou Paes.

O legado que a Olimpíada deixará ao Rio foi lembrado durante toda a apresentação. Na sabatina aos membros da candidatura brasileira, a pergunta mais importante foi essa. O governador do Rio, Sérgio Cabral, respondeu que a competição, aliada à Copa de 2014, fará com que a cidade tenha um desenvolvimento econômico notável. Além disso, a auto-estima do povo sul-americano melhoraria.

"É evidente que a Copa do Mundo de 2014 gerará benefícios para a população, mas a Olímpiada será ainda melhor em termos de qualidade de infraestrutura, porque o evento será em apenas uma cidade, e não em várias", apontou. "Sem dúvida, das quatro cidades é que a terá melhores benefícios", completou o governador.

Depois da apresentação de Madri, os membros do COI se reunirão para a votação e o resultado será anunciado na sequência.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo