Soldados da Fortaleza de Itaipu participaram, em Praia Grande, de uma simulação de invasão do espaço aérea. O grupo de artilharia começa a se preparar para fazer a proteção do pré-sal.
Mais de 300 homens participaram do exercício no Canto do Forte. Os veículos usados pelo Grupo de Artilharia Antiaérea ocuparam a faixa de areia. Os oficiais fizeram várias demonstrações nos equipamentos.
O radar ajudou na localização do alvo aéreo. Assim que os aviões subiram começaram os disparos de canhões e metralhadoras ponto 50. Dos três alvos, dois foram derrubados pelos oficiais.
Segundo o Comando de Artilharia, alguns dos equipamentos da Fortaleza de Itaipu vão ser trocados. Uma preparação para a fase pré-sal na região.
“Esse grupo será locado diretamente para a defesa das plataformas do pré –sal, dos terminais da Petrobrás e da Refinaria de Cubatão. Então, precisamos de equipamentos mais modernos, que já começaram a ser comprados, alguns da Rússia, alguns da Suécia e outros que vão ser fabricados no Brasil”, explicou o General Nélson Santini Júnior.