Foi apresentado nesta quinta-feira à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado um requerimento para convidar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, a prestarem esclarecimentos sobre o atraso na restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física este ano. O atraso foi a forma encontrada pela equipe econômica do governo para compensar a recente queda na arrecadação.
O autor do requerimento na CAE, líder do PSDB senador Arthur Virgílio, explica que não é possível o governo punir a população com esse tipo de "calote". "Do ministro quero duas respostas apenas. Como o governo não sabe adequar o sistema de gastos à arrecadação? E mais importante: quero saber se é uma medida pontual ou se será a primeira de uma série de calotes", afirmou.
De acordo com o líder, se Mantega e Catarxo se recusarem a comparecer ao Senado, o requerimento de convite poderá ser alterado para um de convocação, pois, desta forma, ambos não teriam como deixar de ir à audiência