Os hackers interessados em participar dos testes públicos de segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições do próximo ano poderão fazer suas inscrições até do dia 19 de outubro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu prorrogar o prazo de inscrição devido a greve que ocorreu nos Correios.
As inscrições para hackers e outras pessoas que queiram desafiar o sistema de votação e mostrar falhas nas urnas estão abertas desde o do dia 11 de setembro e devem ser feitas pessoalmente ou por correspondência registrada no protocolo do TSE. O prazo inicial terminava nesta terça-feira.
Os testes de segurança ocorrerão de 10 e 13 de novembro deste ano no auditório do TSE. Os investigadores terão que promover ataques aos componentes do sistema eletrônico de votação para verificar se são falhos ou suscetíveis a violações e fraudes. De acordo com o TSE, também será uma oportunidade para as comunidades acadêmica e científica e o meio partidário conhecerem em profundidade o sistema em uso pela Justiça Eleitoral.
Na inscrição, o interessado deve apresentar um plano com uma descrição dos testes que deseja realizar e os equipamentos que pretende usar na sua execução. Os formulários de inscrição e de apresentação do plano estão disponíveis no link específico sobre a realização dos testes no site do TSE.
As inscrições deverão ser feitas das 8h às 19h, nos dias úteis, até 19 de outubro, no setor de protocolo do TSE. O Diário Oficial da União publicará no dia 26 de outubro de 2009 a relação dos investigadores selecionados para os testes.
O número máximo de investigadores aprovados será fixado pela Comissão Disciplinadora dos Testes, por causa do limite do espaço físico para a execução dos testes. Os candidatos indicados por partido político, no limite de dois por legenda, terão prioridade, entre outros requisitos, se ocorrer um número elevado de inscrições.