Admir Ferro denuncia: criança continua sem acesso à sua cidade

 

ABCD - 14/10/2009 - 18:17:29

 

Admir Ferro denuncia: criança continua sem acesso à sua cidade

Para vereador do PSDB, este é o presente do prefeito Luiz Marinho (PT)na semana da criança

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Nove meses após ter assumido o comando da Prefeitura de São Bernardo, o prefeito Luiz Marinho (PT) ainda não conseguiu entregar a Cidade da Criança à população, denuncia o vereador Admir Ferro (PSDB). “Este é o presente do prefeito da mudança para as crianças de São Bernardo no seu dia.

Lamentamos muito a falta de sensibilidade da atual administração porque quem mais perde são os moradores do município, numa data tão emblemática para as crianças”, completa.

 Autor da lei que decidiu pelo tombamento do espaço onde se encontra a Cidade da Criança durante seu primeiro mandato de vereador, há mais de 20 anos, Admir Ferro também foi o realizador, durante a administração passada, da reforma e recuperação do primeiro parque temático do Brasil.

“Entregamos o novo Parque Educativo em dezembro do ano passado, mas a atual administração fechou as portas em janeiro e não mais reabriu”, diz.

A antiga Cidade da Criança precisou ser interditada porque alguns equipamentos comprometiam a segurança dos visitantes e outros já estavam superados. Como Secretário de Educação e Cultura, Admir Ferro encomendou um projeto – que foi executado em 2007 e 2008 – para transformação do espaço num Parque Educativo, com acesso grátis, de segunda a sexta feira para os estudantes das escolas municipais, do Estado e também para as escolas particulares do município. Admir preparou também a inclusão do Parque Escola nas atividades da rede municipal de ensino com a programação de visitas e aulas ao ar livre. A idéia era que todas as crianças de São Bernardo visitariam o novo parque pelo menos três vezes a cada ano. A cobrança de ingressos, conforme o projeto de Admir Ferro seria feita apenas nos finais de semana, a preços simbólicos.

 

Parque temático

Visitada intensamente por excursões de alunos da cidade, da região e também de localidades distantes a partir dos anos 70, a Cidade da Criança ficou conhecida pela reprodução do cenário onde foi gravada uma das primeiras telenovelas do Brasil, “Redenção”, da extinta TV Excelsior. Também fez muito sucesso a miniregião amazônica com réplica do famoso Teatro de Manaus, igreja, teatro e o trenzinho que percorria todas as instalações, além do submarino que proporcionava uma réplica do fundo do mar.

A reforma que se estendeu durante dois anos resgatou o jardim japonês de Shunan – cidade co-irmã de São Bernardo – com sua casa de chá; o circuito amazônico com o teatro e o rio e o submarino que ganhou nova cabine ambientada como o “Nautilus” de “Vinte Mil Léguas Submarinas” escrita por Julio Verne.

 

Novidades

O novo Parque Escola que foi entregue em dezembro trazia novidades como a Estação Temática de Ciência e Tecnologia com exposição sobre energia e fenômenos da física; viagem ao centro da terra; playground tecnológico; ateliê de arte com teatro e oficinas e uma nova pista de arborismo. “Uma concepção que vinculava lazer com ensino”, diz Admir Ferro.

 

Para o vereador não faz sentido manter a Cidade da Criança fechada. “Houve um investimento e aquele é um patrimônio da comunidade. Se existem questões pontuais que sejam resolvidas pontualmente, mas fechar todo o parque é algo desproporcional”. E completa: “mais grave ainda é o fato de que não há qualquer movimento de funcionários da Prefeitura realizando qualquer trabalho. Tudo aquilo permanece em completo abandono”, conclui.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo