SP quer reduzir tempo de registro de ocorrência para 1 hora

 

Nacional - 14/10/2009 - 18:48:21

 

SP quer reduzir tempo de registro de ocorrência para 1 hora

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A Polícia Civil de São Paulo deu início nesta terça-feira à implantação de um sistema para agilizar o registro de ocorrências nas unidades de São Paulo. Com isso, as autoridades esperam diminuir para menos de uma hora o tempo médio gasto para o registro de um boletim de ocorrência nas delegacias da capital paulista. Segundo o diretor do Decap, Marco Antônio de Paula Santos, o registro não deve demorar mais do que 45 minutos, ou no máximo uma hora, para ficar pronto.

Segundo Santos, inicialmente, na 4ª e 5ª seccional, haverá um computador para que a própria vítima registre a ocorrência na delegacia eletrônica. Haverá um escrivão plantonista para auxiliar em caso de alguma dificuldade. Casos mais graves, como crimes contra a pessoa ou que demandem ação policial imediata, serão registrados da forma tradicional, com um delegado de polícia. "Esperamos diminuir o tempo gasto em delegacias muito em breve, até em fevereiro", disse Santos.

Questionado sobre se a polícia espera o aumento nos índices de criminalidade com a rapidez no registro, o delegado afirmou "não ter essa preocupação". Ele disse que os policiais, muitas vezes, não sabem o que está ocorrendo por falta de registros de ocorrência. Ele admite a má situação do sistema que classificou como "arcaica e onerosa". "Pior do que se vê hoje, dificilmente vai ficar", disse.

Ainda entre as mudanças, está prevista a disponibilização de transporte das pessoas que não puderem se deslocar de uma delegacia para outra em caso de haver necessidade por falta de computador. Para exemplificar, a policia informou que o 1° Distrito Policial (Sé) tem 2.175 ocorrências entre registros, termos circunstanciados e prisões em flagrante durante o dia, sendo que a noite esse número cai para 900.

Pela lei, a policia é obrigada a manter o mesmo efetivo nos dois turnos. Com o novo sistema espera-se manter o maior numero de policias na investigação e não no registro das ocorrências.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo