“Embora se anuncie como governo de participação popular, o prefeito Luiz Marinho (PT) promove um desmonte dos principais programas de Educação e Cultura da cidade de costas para o povo, sem consultar ninguém”, disse o vereador Admir Ferro (PSDB) em entrevista ao âncora James Capelli do programa Quarto Poder da TVABCD.
Segundo Admir, Marinho está “desmontando, inclusive, seu próprio plano de governo ao não implantar a continuidade da municipalização da quinta a oitava séries do ensino fundamental. Ele se elegeu prometendo municipalizar, mas no Plano Plurianual que enviou à Câmara não prevê recursos até 2012 quando termina seu mandato. Curiosamente – destaca Admir - o PPA de Marinho planeja um pequeno e insuficiente volume de recursos para serem aplicados a partir de 2013, depois do término do período para o qual foi eleito”.
Cidade da Criança
Durante a entrevista Admir respondeu perguntas do jornalista e também de internautas. Muitos queriam saber sobre a Cidade da Criança que permanece fechada até os dias atuais. Admir explicou que deixou pronto e inaugurado o Parque Educativo Cidade da Criança com uma nova concepção educativa, aberto às crianças da rede pública sem cobrança de ingressos. Para ele, a atual administração procura jogar a culpa de sua incompetência nos vereadores da oposição. “Marinho não precisa da reforma administrativa para governar, contratar funcionários para o parque, para as UBS e escolas, para melhorar a saúde e a educação. Aparentemente o desmonte é feito para que depois de um intervalo ele reinaugure a mesma obra com sua placa”, alfinetou.
Desmonte
Admir explicou que os principais programas implantados sob seu comando na Secretaria de Educação e Cultura nos últimos doze anos estão em processo de desmonte. “É o que acontece com as bibliotecas interativas; laboratórios de informática; formação musical através de fanfarras, corais, bandas mirim e jovem, banda sinfônica, orquestra filarmônica; educação para alunos portadores de necessidades especiais, falta de uniformes e de material escolar entre outros.