De uma forma diferente e inusitada o Instituto Nacional de Câncer (INCA) abre, nesta segunda-feira (26), às 18h, na estação do metrô da Carioca, no Rio, as comemorações do Dia Mundial sem Tabaco.
Seguindo o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano - moda e cinema - o INCA irá realizar o desfile “A Moda é Não Fumar”. Na passarela vão estar 16 figurinos temáticos criados pelas costureiras da Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha LTDA – Coopa Roca, especialmente criados para a data.
Além da Coopa Roca, a estilista Elô Städler, especialista em figurinos para cinema, apresentará quatro modelos próprios, criados para filmes como Tieta, Shakespeare in Love, entre outros. Alunos do Instituto Zuzu Angel também apresentarão peças.
Como parte das comemorações, o INCA também organizou a exposição Enxergando Através da Fumaça, onde o público poderá conferir, através de painéis, vídeos e folders que serão distribuídos, os malefícios causados em todo o mundo pelo tabagismo.
O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado pela OMS com o objetivo de divulgar e sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo dos derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo, rapé, fumo mascado, etc). O tabagismo hoje é considerado uma doença e é responsável por cerca de 50 diferentes enfermidades e por matar cinco milhões de pessoas anualmente no mundo.
|