Os trens de São Paulo pararam na noite dessa terça-feira em virtude do apagão que atingiu dez Estados brasileiros, deixando usuários ficaram sem transporte, segundo informações da GloboNews.
O apagão atingiu os Estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o problema ocorreu na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.
As linhas 10, 11 e 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) operam durante a madrugada até o começo da manhã. As linhas 7, 8 e 9 ainda não têm previsão para normalização do funcionamento, pois ainda dependem do restabelecimento da energia.
As linhas do trecho Leste-Oeste do Metrô voltaram a funcionar à 1h10, mas só transportam os passageiros que estavam nas estações Itaquera/Barra Funda.