O Symbian, sistema operacional para celulares criado pela Symbian Foundation e usado em celulares e smartphones da Nokia, Samsung, Sony Ericsson e outros fabricantes, terá novas versões disponíveis a partir de 2010, com mais de 400 novos recursos.
Durante o The Way We Live Next 3.0, realizado na terça-feira em Espoo, Finlândia, o chefe de serviços para desenvolveres da Symbian Foundation, Shaun Puckrin, comentou o planejamento da fundação para as novas versões do sistema. Hoje, está em fase de testes pelos desenvolveres o que se chama de Symbian 2 (S^2), com aparelhos sendo lançados no primeiro semestre de 2010, de acordo com Puckrin.
O Symbian 3 (S^3) também já tem kits de desenvolvimento disponíveis, e estará completo apenas na segunda metade do ano que vem, com novos celulares chegando ao mercado nessa mesma época. Seis meses depois, chega o Symbian 4 (S^4). "Essas atualizações para a versão 3 e 4 terão mais de 466 novos recursos já em desenvolvimento. Esse número pode aumentar, graças às contribuições da comunidade open source", comentou Puckrin.
Entre as novidades a caminho estão o NFC, ou Near Field Communications, um protocolo de troca de dados a curta distância para uso com aparelhos de som, veículos, compras e outros eletrônicos e uma nova interface gráfica, que já teve telas demonstradas em uma conferência sobre Symbian realizada no começo do mês em Londres, além de maior integração com redes sociais.
Peter Schneider, responsável pelo marketing do Maemo ' sistema baseado em Linux usado no novo smartphone N900, da Nokia' comentou que, apesar do Maemo, o Symbian continua focado em aparelhos topo de linha na fabricante finlandesa. "Evitamos dizer que o Symbian vai ficar para uma linha intermediária. O Maemo chegou para criar uma nova categoria de dispositivos que, curiosamente, têm o mesmo tamanho dos smartphones. De qualquer modo, vocês ainda vão ver o Symbian em muitos aparelhos ainda", afirmou.