O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, no sábado, 28, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o parque Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente. O local leva o nome de sua mãe, Eurídice Ferreira de Melo - Dona Lindu.
"Foi feita aqui uma homenagem a minha mãe, mas não apenas a ela. Muitas outras fazem por merecer uma homenagem desse tipo", afirmou Lula. O presidente lembrou das dificuldades que crianças e adolescentes vivem no Brasil e afirmou que a desagregação das famílias é responsável pela maior parte do problemas.
"Eu tive uma infância com muitas dificuldades, mas uma mulher como a minha mãe, que largou do meu pai - e largou porque devia largar mesmo - e criou oito filhos, e ninguém cometeu nenhuma asneira, é a prova de que quando há harmonia as coisas vão bem", disse.
O parque tem cerca de 36 mil m² e vai abrigar em um único local o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente da cidade. Foram investidos R$ 3,8 milhões de recursos da organização não governamental Fundação Criança.
Foi assinado ainda um convênio com a Petrobras no valor de R$ 560 mil para implantação da infraestrutura do centro de referência. O evento acabou por volta das 19h30 e o presidente seguiu para a apresentação do filme Lula - o Filho do Brasil, no Pavilhão Vera Cruz.