As empresas de telefonia podem ficar mais atuantes no que diz respeito ao atendimento ao consumidor no Distrito Federal. Isso se for aprovado projeto de lei do deputado distrital Izalci Lucas, do PFL. Pelo projeto, reclamações e sugestões que antes eram feitas somente por meio do serviço 0800 poderão ser realizadas em postos de atendimento ao consumidor que devem ser instalados e mantidos em todas as cidades satélites e em Brasília.
O projeto foi aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor e está na Comissão de Constituição e Justiça para ser relatado. Depois segue para o plenário da Câmara Legislativa para apreciação. Se o projeto de lei for aprovado na Câmara, as empresas de telefonia terão 180 dias para se adequarem às novas regras após sua publicação no Diário Oficial do GDF. Aquela que descumprir poderá pagar uma multa que varia de 200 a 3.000 UFIR’s (Unidade Fiscal de Referência), que apesar de extinta custa R$ 1,0641 por causa de um valor residual.
Para o deputado Izalci, o sistema de callcenter, ou seja, o 0800, tem sido ineficiente para o atendimento à população, já que as reclamações são constantes. “Tenho certeza que logo estaremos aprovando e colocando em cada cidade satélite um atendimento personalizado. Porque o serviço prestado via telefone e via 0800, deixa muito a desejar e a população não tem conseguido resolver seus problemas relacionados à telefonia”, disse Izalci.
O deputado pretende ainda apresentar uma emenda para que a quantidade populacional da cidade defina o número de lojas de atendimento em cada região administrativa do DF.
Outros estudos já estão sendo realizados pelo deputado Izalci Lucas para verificar como poderá ser feito o controle das ligações pelo consumidor. O deputado em entrevista ao programa “A vez do Consumidor”, da Rádio Nacional AM, pediu aos inventores de plantão criarem o aparelho registrador de ligações.
|