Ocorreu na terça-feira (30/03), a inauguração do trecho sul do Rodoanel. Estavam presentes no evento o deputado estadual Orlando Morando; o governador de São Paulo, José Serra; o vice governador de São Paulo, Alberto Goldman; o secretário de desenvolvimento Geraldo Alckmin; o secretário e chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira; o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Barros Munhoz; o ex governador, Orestes Quércia; o prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira; o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi; entre outros convidados.
“O Rodoanel é um empreendimento do Governo de São Paulo de abrangência nacional. Equaciona o sistema viário da Região Metropolitana de São Paulo e racionaliza o fluxo de cargas que cruzam o estado, seguem para o Porto de Santos e para os países do Mercosul, contribuindo diretamente para a otimização da economia nacional. Desta forma, ajuda a gerar benefícios à população e a alavancar o desenvolvimento de São Paulo e municípios vizinhos”, comentou o deputado estadual Orlando Morando.
Para o deputado estadual Orlando Morando esse é um momento de grande alegria, pois a população do Grande ABC e de São Paulo está recebendo esse grande presente que é o trecho sul do rodoanel. O deputado lembrou que a última grande obra feita com essa envergadura que o Grande ABC recebeu foi em 1976 com a construção da Imigrantes.
O deputado estadual Orlando Morando teve papel fundamental ao lado do ex prefeito William Dib para conquistar o trevo na Rodovia dos Imigrantes que não existia no projeto original.
A maior obra viária da América do Sul irá reordenar o transporte de veículos de cargas da região metropolitana de São Paulo – facilitando o escoamento até o Porto de Santos sem passar pela capital. Também será responsável pela significativa redução dos congestionamentos e de poluentes no sistema viário da cidade. A estimativa é de que passem 55,5 mil veículos de passeio e 16,5 mil veículos pesados por dia no rodoanel.
As características técnicas do trecho sul do rodoanel são: 61,4 km de extensão de cada lado (eixo: 57km + Interligação a Mauá: 4,4km); 3 a 4 faixas por sentido; 134 pontes e viadutos, sendo 34 pontes e 100 viadutos.
Em relação as desapropriações foram removidas 1.611 famílias no período aproximado de dois anos, desde o cadastramento até o atendimento das famílias em transição. Grande parte delas optou por reassentamento, e desses, boa parte encontram-se em Unidades Habitacional do CDHU. Outras optaram por indenização e já receberam os valores. Do total, 886 optaram por indenizações e 725 pelo programa de Unidade Habitacional (CDHU), tendo sido lavradas 295 escrituras até a presente data.
Sobre o impacto ambiental foram cinco anos de discussões e 13 audiências públicas. Dividido em 26 programas, os especialistas se preocuparam com a conservação da flora, da fauna e do patrimônio arqueológico, histórico e cultural da área onde fica o rodoanel, afinal é uma região de Mata Atlântica cheia de mananciais que precisam de proteção.
Ao final do evento o deputado parabenizou os 41 mil trabalhadores que ergueram a obra, aos funcionários da secretária de transportes do Estado de São Paulo e do Dersa, também agradeceu aos moradores que sempre contribuíram e tiveram a paciência de esperar por este presente, que é o trecho sul do rodoanel. Orlando Morando também falou do orgulho de estar no partido do governador José Serra dizendo que não se cansa de lembrar da ousadia do governador em transformar esse sonho em realidade para o povo brasileiro.
Hoje foi a inauguração do trecho sul do rodoanel, amanhã será a entrega das obras e na quinta-feira (01/04) a partir das 06h00 será aberto para a utilização do público.